FoodBiz

PUBLICIDADE

Aurora Coop fortalece presença global e inaugura unidade na China

divulgação

A Aurora Coop segue ampliando sua atuação no comércio internacional. Em 2024, a cooperativa registrou um crescimento expressivo de 23,7% na receita operacional bruta no mercado externo, alcançando R$ 9,1 bilhões. No Brasil, a receita foi ainda maior, somando R$ 15,7 bilhões — um avanço de 10% em relação ao ano anterior. Assim, o mercado interno representou 63,6% do faturamento da empresa, enquanto o externo respondeu por 36,4%.

Mesmo com o foco consolidado no mercado doméstico — que absorve 64,4% da produção da cooperativa —, os números reforçam a força crescente da Aurora Coop no cenário global. Em 2024, a empresa foi responsável por 21,6% das exportações brasileiras de carne suína e 8,4% das exportações de carne de frango.

Nova unidade internacional em Xangai

Dando um passo importante em seu projeto de internacionalização, a Aurora Coop inaugura no próximo dia 19 de maio sua primeira unidade no exterior. Localizada em Xangai, na China, a nova base funcionará como um escritório comercial, com equipe mista formada por brasileiros e chineses. A estrutura permitirá um atendimento mais próximo e estratégico ao mercado chinês — um dos principais destinos das exportações da empresa.

Segundo Dilvo Casagranda, diretor comercial do mercado externo, a nova unidade permitirá à Aurora Coop qualificar suas vendas, com atendimento personalizado às necessidades de cada cliente. A atuação começará focada nos cortes suínos e de aves destinados à China, com planos de expansão para Hong Kong, Vietnã e outros países do sudeste asiático.

A presença local possibilitará também o desenvolvimento de novos produtos ou a adaptação dos já existentes, de acordo com as preferências e exigências dos consumidores asiáticos.

Oportunidades em um mercado estratégico

A China é um dos maiores mercados importadores de proteínas animais do mundo, sendo atendida por players de peso como países da União Europeia (Espanha, Alemanha, França) e os Estados Unidos. No entanto, mudanças recentes na política tarifária norte-americana — especialmente sob a administração Trump — têm aberto novas oportunidades para exportadores brasileiros.

Com a inauguração da unidade em Xangai e o fortalecimento das relações comerciais na Ásia, a Aurora Coop consolida sua estratégia de expansão internacional, mirando um mercado dinâmico, competitivo e cada vez mais relevante para o agronegócio brasileiro.

Fonte: Pecsite

Compartilhar