O Carnaval de Recife e Olinda 2026 deve impulsionar a reciclagem de cerca de 40 toneladas de latas de alumínio. A operação é realizada pela Novelis, líder global em laminação e reciclagem de alumínio, em parceria com as cooperativas PRÓ-RECIFE, na capital pernambucana, e Coocencipe, em Olinda.
A expectativa é que o volume recolhido — equivalente a aproximadamente 2,7 milhões de latinhas — seja reinserido no ciclo produtivo. Se enfileiradas, essas embalagens percorreriam mais de 45 vezes o trajeto entre o Marco Zero do Recife e o Centro Histórico de Olinda, segundo dados da companhia.
Para Gustavo Faria, gerente sênior de Negócios de Metal da Novelis América do Sul, a atuação em Pernambuco é estratégica em um dos períodos de maior consumo do ano. “Esse processo de circularidade, com o suporte fundamental das cooperativas locais, reforça como a embalagem de alumínio é uma opção sustentável para grandes eventos, retornando às prateleiras de forma rápida e eficiente”, afirma.
Como funciona o ciclo
As latas coletadas durante a folia serão encaminhadas ao Centro de Coleta da Novelis, em Jaboatão dos Guararapes (PE). No local, o material passa por pesagem, limpeza e prensagem antes de seguir para a fábrica da empresa em Pindamonhangaba (SP).
Na unidade industrial, o alumínio é transformado em novas chapas que, posteriormente, dão origem a novas latas para bebidas. O ciclo completo leva, em média, 60 dias — período em que uma embalagem descartada pode voltar ao mercado pronta para consumo.
A iniciativa reforça o papel da reciclagem no foodservice e em grandes eventos, especialmente em datas de alta demanda, quando o volume de embalagens circulando cresce de forma significativa.







