FoodBiz

Alfama cria Lab de Gastronomia para educação no foodservice

Com mais de 1,6 milhão de estabelecimentos em atividade e faturamento que supera os R$217,6 bilhões, o foodservice no Brasil ocupa hoje a quinta posição no mercado mundial de alimentação fora do lar. Mesmo com um imenso potencial para crescer, o segmento é carente de suporte e orientação para manutenção do negócio, diminuição do desperdício, capacitação de mão de obra, entre outros. De olho nesta demanda, a Alfama Foods, líder brasileira na categoria de proteínas cozidas, com 95% de mercado, inaugura o Alfama Lab, localizado no espaço onde funcionava a escola de gastronomia do Eataly, conhecido hub de gastronomia e serviços, com 38 lojas no mundo.

A principal proposta com o novo espaço é ampliar o braço de educação da Alfama, que tem em seu DNA a formação e educação de toda a cadeia alimentar do segmento em que atua, do pecuarista até o operador e donos de restaurantes. A produção e oferta de conteúdo será baseada em cursos, palestras e workshops presenciais e online para operadores de foodservice, sempre com foco B2B2C.  Serão convidados experts nas áreas e nos nichos que a Alfama atende ou pretende alcançar para que os conteúdos sejam relevantes e gerem interesse do público.

Leia também: https://foodbizbrasil.com/tendencias/humanizacao-setor-foodservice-entrevista-danielle-garry/

A Associação Nacional de Restaurantes (ANR), em sua tradicional pesquisa “Alimentação Hoje: A Visão dos Operadores de Foodservice” aponta que os operadores buscam apoio dos fornecedores, incluindo produtos para aumentar a produtividade e informações sobre desempenho. Ainda na mesma pesquisa, 73% dos entrevistados desejam informações sobre o comportamento de consumidores e tendências para o negócio, enquanto 72% buscam produtos capazes de gerar ganhos de produtividade. “O Alfama Lab vem para acelerar nossa missão de tornar o mercado mais forte e sustentável. Será um movimento estratégico para fomentar um mercado ainda muito carente de conhecimento aplicado e prático no dia a dia”, afirma Douglas Martins, diretor de marketing da Alfama. Ele reforça que o nível da culinária no Brasil é altíssimo, mas ao olhar pro restaurante como business, ainda há muitas necessidades. “A ideia é que o restaurante, lanchonete etc. lanchonete etc. consiga crescer, avançar e expandir seus negócios”, completa.

Sobre a Alfama Foods

Fundada por três sócios, a Alfama nasceu da necessidade de oferecer carne de frango cozida e desfiada para um grupo de restaurantes. O ano era 2012 e a produção chegava a 60 toneladas/mês. O crescimento foi exponencial e a empresa se especializou, cresceu mais de 30 vezes em produção e faturamento e hoje tem 22 itens no portfólio. Em todo o Brasil, são 85 distribuidores e 25 mil clientes atendidos mensalmente. A estrutura da Alfama conta com duas fábricas: uma em Cascavel (PR) – com produção de 700 toneladas/mês – e outra em Laranjeiras do Sul, onde também funciona o abatedouro.

Com o entendimento da necessidade de capacitar o mercado, a Alfama criou o programa Máquina de Vendas, um canal de relacionamento com os donos de restaurantes e distribuidores. Entre 2023 e 2024, mais de 1.480 operadores foram ouvidos para entender quais melhorias são necessárias, os produtos preferidos e opinião sobre a empresa. O projeto também treina e capacita distribuidores e os vendedores das distribuidoras para aprender a argumentar sobre o portfólio da Alfama. Foram treinadas mais de 12 mil pessoas no último ano, com taxa de crescimento em faturamento do operador de mais de 23%.

Créditos Imagem: Divulgação