FoodBiz

PUBLICIDADE

JBS compra The Vegetarian Butcher da Unilever

Divulgação

A JBS (JBSS3) fechou um acordo para adquirir a marca The Vegetarian Butcher, da anglo-holandesa Unilever, em uma estratégia para ampliar seu portfólio de produtos plant-based, segundo informou a empresa em comunicado divulgado nesta sexta-feira (21). A informação foi publicada pela Bloomberg Línea.

Os valores e detalhes da oferta vinculante ainda não foram divulgados. A operação será realizada por meio da Vivera, subsidiária da JBS focada em produtos de origem vegetal na Europa.

Criada em 2010, a marca The Vegetarian Butcher foi comprada pela Unilever em 2018 e passou a estar presente no mercado brasileiro a partir de 2020. De acordo com nota enviada pela Unilever à imprensa, a marca registrou crescimento médio de dois dígitos desde a aquisição, alcançando mais de 55 países, tanto no varejo quanto no foodservice.

A Unilever afirmou que a venda está alinhada à sua estratégia de longo prazo, que visa concentrar esforços em um portfólio menor, porém com marcas de maior escala. A empresa destacou que os produtos refrigerados e congelados da The Vegetarian Butcher exigem uma cadeia de suprimentos específica, o que dificultaria sua expansão dentro da estrutura atual da companhia.

“Estamos muito animados com a união da The Vegetarian Butcher à Vivera, pois isso trará a oportunidade de combinar nossas forças e oferecer ainda mais valor aos nossos parceiros e consumidores”, declarou Rutger Rozendaal, CEO da Vivera.

A The Vegetarian Butcher fornece produtos como pepperoni vegetal para a Domino’s, atum vegetal para o Starbucks e nuggets para o Burger King, além de hambúrgueres, salsichas e embutidos, todos à base de proteína texturizada de soja, óleo de coco e óleo de girassol.

A Vivera foi adquirida pela JBS em 2021 por € 341 milhões, em um negócio que incluiu três fábricas e um centro de pesquisa e desenvolvimento na Holanda. A companhia é uma das maiores produtoras de alimentos à base de plantas na Europa.

Apesar do crescimento inicial, o mercado de carnes vegetais vem enfrentando desafios. No Brasil, por exemplo, a BRF encerrou sua linha plant-based em 2023. A Marfrig, em parceria com a americana ADM, lançou a PlantPlus para ocupar esse espaço.

Outras movimentações recentes da JBS incluem a compra de 50% da Mantiqueira Brasil, maior produtora de ovos do país, com enterprise value de R$ 1,9 bilhão, e a disputa pela aquisição da Alwatania, maior produtora de aves do Oriente Médio, segundo informações da Bloomberg News.

Compartilhar