A busca por alimentos mais saudáveis e com sabores diferenciados ganha um novo aliado: o ClearHT, da empresa norte-americana MycoTechnology. Desenvolvido a partir de micélio — a estrutura enraizada dos fungos —, esse ingrediente inovador promete revolucionar a forma como percebemos o sabor dos alimentos.
Segundo a MycoTechnology, o ClearHT atua modulando a doçura dos produtos e realçando sabores como caramelo, cítricos, baunilha e notas tropicais. Além de potencializar aromas agradáveis, ele também reduz sabores indesejados, como queimado, químico ou artificial. Tudo isso com a aplicação de pequenas quantidades.
A inovação atende diretamente à crescente demanda dos consumidores por alimentos mais naturais, com perfis sensoriais refinados e formulações limpas. “Nossa equipe continua a avançar significativamente no desenvolvimento, validação de segurança e aplicação comercial do ClearHT”, afirmou Jordi Ferre, CEO da empresa. Ele destacou ainda que o recente reconhecimento do ingrediente como seguro para uso alimentar (status GRAS) impulsiona a missão da marca de promover soluções saudáveis e saborosas.
Fundada em 2013, a MycoTechnology se especializou em usar fungos e processos de fermentação para criar ingredientes alimentícios de última geração. Com sede no Colorado (EUA), a empresa já levantou mais de US$ 220 milhões em investimentos, incluindo aportes da Eighteen94 Capital, fundo de venture capital da Kellogg’s.
A tendência do uso de micélio na indústria vem ganhando espaço. Marcas como MyForest Foods e Meati estão desenvolvendo alternativas à carne, como bacon, frango e bife, todos feitos à base de fungos. No entanto, diante dos desafios enfrentados pelo mercado de proteínas vegetais, a MycoTechnology decidiu pausar seu projeto de carne alternativa para focar em seu portfólio de ingredientes de valor agregado — como o ClearHT.
A aposta nos cogumelos como ferramenta para inovação alimentar segue firme. E produtos como o ClearHT mostram que a biotecnologia aplicada aos alimentos pode não apenas atender às demandas por saudabilidade, mas também encantar o paladar do consumidor.