FoodBiz

PUBLICIDADE

Restaurante pop-up da Samsung usa IA para criar pratos em Portugal

Divulgação

Imagine entrar em um restaurante e, em vez de escolher um prato do cardápio, você seleciona ingredientes como brócolis, cogumelos, aspargos, purê de batata, batata-doce assada, arroz basmati, camarão ou salmão. Em seguida, uma inteligência artificial se encarrega de transformar sua escolha em uma receita exclusiva, personalizada para você. Essa é a proposta do Sem Igual, restaurante temporário que estará em Lisboa nos dias 9 e 10 de maio e no Porto em 16 e 17 de maio.

Como funciona a experiência

O processo começa com a escolha de seis ingredientes, fotografados com um celular. A seleção inclui três vegetais, uma proteína, um carboidrato e um molho — todos disponíveis em uma prateleira com mais de 20 opções, como se fosse um mini mercado gastronômico. Depois de algumas dúvidas (“será que camarão combina com batata gratinada?”), a escolha final foi: batata-doce assada, salmão grelhado, aspargos, brócolis, cogumelos salteados e molho teriyaki.

Com os ingredientes em mãos, a próxima etapa é pedir à Galaxy AI, sistema de inteligência artificial da Samsung, que crie uma receita experimental que possa ser executada em até 30 minutos pela equipe do chef João Dourado, responsável pelo restaurante.

Nem sempre é fácil para a IA…

Apesar da proposta inovadora, nem tudo acontece perfeitamente. A IA inicialmente teve dificuldade em reconhecer os ingredientes fotografados e sugeriu receitas genéricas com itens “de despensa”. Mas a insistência valeu a pena: ao tentar novamente com os ingredientes certos, a IA finalmente gerou uma proposta criativa.

O resultado foi a receita chamada “Fusão de Sabores em Miniaturas”: uma base crocante de batata-doce amassada, coberta com aspargos e brócolis salteados, salmão grelhado como destaque proteico, cogumelos picados como toque terroso, e um leve fio de molho teriyaki para finalizar com um sabor agridoce.

Um prato digno de restaurante — com pequenos deslizes

A receita foi executada em menos de 30 minutos, como prometido. A apresentação estava impecável, digna de alta gastronomia, mesmo que desafie qualquer um a reproduzi-la em casa. O sabor era equilibrado e as instruções da IA pareciam ter sido seguidas com precisão — exceto por um detalhe: os aspargos ficaram de fora do prato.

Outros participantes da experiência também notaram variações em suas receitas. Mesmo com ingredientes semelhantes, os pratos eram diferentes em combinação e apresentação. É possível pedir variações à IA ou indicar preferências pessoais. Um dos participantes reclamou de ter recebido uma salada, enquanto outra pessoa ficou satisfeita com um prato de conforto com bife grelhado, batata gratinada, legumes e molho de leite de coco.

IA na cozinha do dia a dia

Segundo Ana Oliveira, responsável de marketing da Samsung, o objetivo da ação é mostrar como a IA pode ser útil na rotina doméstica, especialmente na hora de decidir o que cozinhar com os ingredientes disponíveis. “Estamos em casa, temos ingredientes, mas não sabemos o que fazer com eles”, explica.

A ação promocional do restaurante Sem Igual acontece em Lisboa esta semana, na sede da Chef’s Agency, no bairro Restelo. Para participar, basta pesquisar o nome do restaurante online e fazer a reserva em um dos horários disponíveis. O mesmo formato será replicado no Porto, no Social Hub, nos dias 16 e 17 de maio. A experiência é gratuita.



Fonte: Publico.PT

Compartilhar