O governador de São Paulo, João Doria afirmou nesta quarta-feira, 15, que vai reduzir de 3,69% para 3,2% o ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços) para o setor de bares e restaurantes. A medida deve beneficiar 250 mil estabelecimentos do setor, que foi um dos mais afetados pelas restrições para evitar o avanço da pandemia de covid-19.
A redução do ICMS foi feita pelas redes sociais de Doria e a redução deve ter um impacto de 15% nos custos dos bares e restaurantes.
“A medida vai beneficiar cerca de 250 mil empresas, com economia de 15% em seu custo. Vamos impulsionar a recuperação desse segmento fortemente afetado pela pandemia”, escreveu.
Retomada do setor
Com a flexibilização e a reabertura gradual dos estabelecimentos, o consumo em bares, restaurantes, padarias e lanchonetes tem se recuperado. Segundo o Índice de Consumo em Restaurantes (ICR), desenvolvidos por Fipe e Alelo, o valor total gasto nos estabelecimentos recuou 27,1% em maio na comparação com igual mês de 2019, após -33,2% em abril.
No início do ano, sindicatos, associações e grupos independentes formados por donos e funcionários de bares e restaurantes ocuparam a capital paulista para protestar contra o enrijecimento das regras de quarentena impostas ao setor.
Com informações de Mercado&Consumo
Imagem: Divulgação e reprodução