FoodBiz

PUBLICIDADE

Parmegiana: uma paixão nacional com sotaque paulista

FREEPIK

Você sabia que um dos pratos mais amados do Brasil, especialmente em São Paulo, nasceu em território nacional? Apesar do nome que remete à Itália, a parmegiana é uma criação 100% brasileira. Inspirada na culinária italiana, ela conquistou seu espaço nos cardápios de restaurantes e no coração dos brasileiros — principalmente dos paulistanos, que elevaram a iguaria ao status de estrela gastronômica da cidade.

Versátil e democrática, a parmegiana pode ser feita com carne vermelha, frango ou até mesmo opções vegetarianas, como a berinjela. De casas sofisticadas a bares tradicionais, ela aparece em versões criativas, cheias de sabor e personalidade.

Confira a seguir sete lugares imperdíveis para saborear diferentes versões de parmegiana em São Paulo:

1. Luce

Com duas unidades na cidade (Jardins e Shopping Pátio Higienópolis), o Luce é conhecido pela sua Mega Parmegiana, uma experiência completa à mesa. O prato, que serve duas pessoas, leva filé mignon ao molho pomodoro, fonduta de parmegiano, mussarela e o sofisticado molho de tomate San Marzano. O toque final é dado na mesa, encantando tanto o paladar quanto os olhos. Acompanha uma deliciosa pasta seca artesanal.

📍 Mais informações: @lucegastronomia

2. Johnny Rockets

A famosa rede americana de hamburguerias com estilo retrô anos 50 também apostou na parmegiana. Disponível no almoço até às 16h, o Rocket Parmegiana Chicken é preparado com um generoso filé de frango empanado, coberto com molho de tomate e queijo derretido. Vem acompanhado de arroz branco, batatas fritas e salada.

📍 Mais informações: @johnnyrocketsbrasil

3. O Pasquim Bar e Prosa

Aqui a parmegiana também vira petisco! Além da versão tradicional servida no prato, o bar oferece o Filé à Parmegiana Aperitivo, perfeito para compartilhar. Pode ser feito com carne ou frango, ambos empanados, ao molho de tomate e com bastante queijo gratinado.

📍 Mais informações: @opasquimbar

4. Daje Roma

No coração de Pinheiros, o Daje Roma oferece um toque mais leve e vegetariano com seu Melanzane Parmigiana. Inspirado na culinária do sul da Itália, o prato leva berinjela empanada, molho pomodoro, mussarela e queijo Grana Padano — uma opção saborosa e surpreendente.

📍 Mais informações: @dajeroma_sp

5. Pirajá

Com cara de boteco carioca, mas presente em solo paulista, o Pirajá oferece duas versões do prato: carne e frango. Ambas acompanham arroz branco e batatas fritas (em formato chips ou palito). Uma pedida certeira para quem gosta da combinação clássica e bem servida.

📍 Mais informações: @barpiraja

6. Temperani Trattoria

No elegante bairro do Itaim Bibi, o restaurante italiano serve uma versão charmosa: a Melanzane ala Parmegiana, com berinjela, molho pomodoro e mussarela de búfala. A receita é assinada pelo chef Antonio Maiolica, que dá um toque autoral à tradição italiana.

📍 Mais informações: @temperanitrattoria

7. Bar Brahma

Ícone do centro paulistano, o Bar Brahma apresenta duas versões de parmegiana. Na terça-feira, o prato executivo traz filé de frango com massa artesanal recheada com ricota e espinafre. Já no cardápio à la carte, o destaque vai para o filé mignon com toques de mostarda Dijon, limão, molho ao sugo, mussarela, parmesão, tomate confit e manjericão. Acompanha arroz e batatas fritas.

📍 Mais informações: @barbrahma

Seja qual for o seu estilo ou preferência, São Paulo tem uma parmegiana para chamar de sua.

Compartilhar