FoodBiz

PUBLICIDADE

Neste Dia Mundial do Café, conheça a rede que vem fazendo história

divulgação vila nova conceição

2024 foi um ano de resultados expressivos para o Café Cultura, franquia de cafeterias focada em cafés especiais e boa gastronomia, que comercializa mais de 5 milhões de xícaras ao ano. A Rede anuncia crescimento de 18,5%, com faturamento superando os R$ 80 milhões. Entre as razões para isso estão uma revisão nas estratégias de expansão, inovações no cardápio, além de um processo de rebranding.

Com cerca de 50 unidades, em 2024, foram abertas unidades no Paraná, Rio de Janeiro, Niterói e no estado de São Paulo. Especificamente em relação ao território paulista, a primeira iniciou as operações em setembro, na cidade de Piracicaba, seguida pela flagship em Moema, na capital, e a de Campinas. Além disso, no início do ano, foi inaugurada a segunda unidade de São Paulo Capital, desta vez uma loja própria, no bairro de Vila Nova Conceição.

“Temos uma presença muito consolidada na região sul do Brasil, berço da nossa história. Mas com 20 anos de mercado, sendo mais de 10 deles no franchising, entendemos que a rede está madura o suficiente para expandirmos de forma mais acelerada. Com isso, focamos em São Paulo, estado que encaramos como um hub para chegar a outros, como Minas Gerais, Espírito Santo e o Distrito Federal”, diz a CEO do Café Cultura, Luciana Melo.
 

Novidades que trazem mais engajamento e reconhecimento da Marca
Com a expansão, o desenvolvimento do mercado e as novas demandas dos consumidores, verificou-se a necessidade de mudanças. Entre essas estão aquelas ligadas à proposta de marca. “Detectamos a necessidade de um processo de rebranding. Inovamos a nossa identidade deixando-a mais conectada com o nosso público e isso gerou um melhor reconhecimento e engajamento”.
 

Parte deste processo envolveu uma revisão no cardápio. Aí, incluem-se o lançamento da marca própria de café gelado, o Cold Brew, e as bebidas que têm o ingrediente como base; além da venda dos microlotes de café especiais da marca Delas e a inclusão de ingredientes, como o pistache e o matcha.
 

“Este processo foi pensado para impulsionar a presença da rede, fortalecendo a experiência dos clientes e aumentando a fidelização. Também levamos muito em conta as datas comemorativas e a sazonalidade, trazendo itens aderentes aos temas. Um exemplo foram o brigadeiro, a tortinha e o frapê lançados à época do Halloween de 2024 que fizeram muito sucesso e impulsionaram venda”, comemora a executiva.
 

Planos e perspectivas para 2025
Segundo Luciana, para 2025, os planos são dar continuidade tanto ao plano de expansão, como às inovações no cardápio, de olho na melhoria da experiência do consumidor.

“Projetamos aumentar o faturamento acima dos 20%, expandindo a marca para novas e diferentes praças do País, com a abertura de 20 unidades. Também estamos apostando em sabores já conhecidos do público e que deverão ganhar novas versões O foco está em reforçar a qualidade dos produtos e fortalecer ainda mais a identidade da marca”. Com tudo isso, ela não esconde o otimismo. “A partir da análise dos dados de 2024, percebemos uma consolidação da rede como uma referência em qualidade, inovação e experiência gastronômica”.

Compartilhar