FoodBiz

PUBLICIDADE

Onda de calor impulsiona movimento em bares e restaurantes

O Brasil enfrenta a terceira onda de calor do ano, impactando diretamente o setor de foodservice. Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), as altas temperaturas já atingem as regiões Sudeste, Sul e Centro-Oeste, levando consumidores a buscarem alternativas para se refrescar em bares e restaurantes.

De acordo com a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel), o aumento da demanda nesses períodos pode elevar o faturamento dos estabelecimentos em até 15%. Bebidas refrescantes, como cervejas, drinques e opções sem álcool, ganham destaque no consumo, assim como pratos mais leves, que se tornam preferência entre os clientes.

Para José Eduardo Camargo, líder de conteúdo e inteligência da Abrasel, o calor intenso representa uma oportunidade para o setor. “Além de incentivar o consumo de bebidas refrescantes, as altas temperaturas tornam os fins de tarde mais propícios para encontros, aumentando o movimento nos bares e restaurantes. Isso é essencial, pois muitos estabelecimentos operam com margens reduzidas ou até no vermelho”, explica.

Diante desse cenário, diversos estabelecimentos têm apostado em promoções e estratégias para atrair clientes, especialmente nas regiões mais afetadas pelo calor. No Rio de Janeiro, Diego Menezes, sócio-proprietário do Booze Bar, destaca as ações adotadas para aproveitar o momento. “Criamos um happy hour e campanhas de marketing que brincam com o calor e a ideia de se refrescar. Como muitas pessoas preferem sair a ficar em casa no calor, nossa expectativa é aumentar o faturamento em até 30%”, afirma.

Com a previsão de temperaturas elevadas nos próximos dias, a tendência é que bares e restaurantes sigam sendo um refúgio para quem busca alívio do calor, impulsionando ainda mais o consumo no setor.

Compartilhar