FoodBiz

PUBLICIDADE

Nestlé e UNESCO lançam iniciativa global na área de sustentabilidade alimentar

Divulgação

A Nestlé, em parceria com a UNESCO, acaba de anunciar o lançamento da iniciativa global Youth Impact: Because You Matter, com o objetivo de fortalecer os sistemas alimentares em escala mundial por meio do protagonismo jovem.

O programa irá apoiar 100 equipes de jovens empreendedores sociais, oferecendo formação, mentoria e apoio financeiro para o desenvolvimento de soluções inovadoras em áreas estratégicas como agricultura regenerativa, sustentabilidade de embalagens e mitigação das mudanças climáticas. A expectativa é que a iniciativa impacte direta ou indiretamente cerca de 500 mil pessoas, promovendo uma cadeia alimentar mais resiliente e sustentável em diferentes regiões do planeta.

Iniciativa nasce a partir de piloto realizado na América Latina

O lançamento global da Youth Impact tem como base os resultados de um projeto-piloto realizado em 2023 na América Latina. Na ocasião, 20 jovens lideraram iniciativas que beneficiaram mais de 130 mil pessoas. Um dos projetos de destaque foi o Earth-IoT: Conectando el Campo, no México, que utilizou tecnologias digitais para otimizar a produção agrícola. O impacto foi expressivo: aumento de 50% nas projeções de rendimento dos agricultores, redução de 40% no uso de fertilizantes, diminuição de 30% no consumo de água e energia, além de uma significativa redução na pegada de carbono.

Empreendedorismo jovem como agente de transformação

Com foco em jovens entre 18 e 30 anos, a Nestlé e a UNESCO pretendem expandir o impacto positivo do piloto e incentivar ideias de negócio sustentáveis em toda a cadeia alimentar — da produção ao consumo.

Segundo Laurent Freixe, CEO da Nestlé para as Américas, “uma força de trabalho qualificada e uma cadeia de fornecimento resiliente são essenciais para o sucesso da Nestlé a longo prazo. Estamos investindo nos jovens para que sejam os protagonistas da transformação necessária nos sistemas alimentares globais”.

A iniciativa será desenvolvida por meio da Nestlé Youth Entrepreneurship Platform (YEP), em um modelo de capacitação com duração de seis meses. O projeto integra a estratégia global Nestlé needs YOUth, que já criou oportunidades econômicas para mais de 10 milhões de jovens na última década.

Em um cenário global de intensificação das mudanças climáticas, insegurança alimentar e desperdício de recursos, essa parceria entre a Nestlé e a UNESCO surge como uma resposta concreta e esperançosa, promovendo inovação, inclusão social e desenvolvimento sustentável com foco no empoderamento juvenil.

Compartilhar