O preço de produtos in natura, como frutas, legumes e tubérculos, registrou uma queda de 3,56% em fevereiro, segundo o Índice de Preços dos Supermercados (IPS), elaborado pela Associação Paulista de Supermercados (APAS) em parceria com a Fipe. A redução nos preços traz alívio para os consumidores que buscam uma alimentação mais saudável, permitindo uma economia no orçamento doméstico.
A queda observada em fevereiro resultou em uma deflação acumulada de 13,01% nos últimos 12 meses. Dentro das subcategorias, os tubérculos lideram o movimento de retração, chegando a -8,93%. A batata e a cebola foram os principais vetores desse cenário de queda. Em seguida, as frutas representaram -6,58%, com destaque para o quarteto maracujá, limão, uva e banana. Os legumes chegaram a um resultado de -2,90%, com a principal redução creditada à cenoura.
“Temos observado essa tendência de queda desde maio do ano passado, possivelmente o resultado de uma combinação de fatores, como a maior oferta de alguns produtos que acabam por refletir uma sazonalidade favorável”, destaca Felipe Queiroz, economista-chefe da APAS.
Sobre a APAS – Com 53 anos de tradição, a Associação Paulista de Supermercados representa o essencial setor supermercadista no estado de São Paulo e busca integrar toda a cadeia de abastecimento com a sociedade. A entidade possui 3 distritais na cidade de São Paulo e 13 regionais distribuídas estrategicamente pelo Estado.