FoodBiz

São Paulo muda previsão e passaporte de vacina será opcional para bares e restaurantes

Após anunciar que o passaporte da vacinação contra a covid-19 seria obrigatório para entrar nos estabelecimentos da cidade, a prefeitura de São Paulo disse que a verificação não será obrigatória para bares, restaurantes e o comércio em geral.

Segundo nota da prefeitura, a exigência do passaporte de vacinação será obrigatória para frequência de pessoas em grandes eventos, como feiras, congressos e espetáculos; e facultativa para locais de fluxo e permanência eventual de pessoas, como bares, restaurantes e centros comerciais.

“O tema está em estudo na Coordenadoria de Vigilância em Saúde (Covisa). Assim que o protocolo estiver concluído, será amplamente divulgado”, diz a nota.

A comprovação poderá ser feita por meio de aplicativo da prefeitura ou com o próprio cartão físico. “A pessoa baixa o aplicativo da prefeitura e lá terá um QR Code com todas as informações: primeira dose, segunda dose, quando ela vai tomar ou deveria ter tomado”, explicou o prefeito Ricardo Nunes. Segundo ele, o dispositivo e-SaudeSP está em fase de testes e a previsão é a de que até sexta-feira (27) já esteja concluído.

“A gente deve definir os protocolos para participação em eventos e um desses elementos importantes é a condição da pessoa estar vacinada, e isso precisa ser confirmado”, disse o secretário municipal da Saúde, Edson Aparecido.

A plataforma e-saudeSP é uma criação da Secretaria Municipal de Saúde para facilitar o acesso e o registro das informações de saúde do cidadão paulistano.

Com informações de Agência Brasil e Infomoney

Imagem: BigStock