FoodBiz

M. Dias Branco: Combate ao Desperdício Alimentar

No dia 10 de junho, a M. Dias Branco realizou um evento na Unidade Eusébio, no Ceará, marcando o lançamento oficial do programa Nutrir o Amanhã. O evento, que também foi transmitido ao vivo pelo YouTube da companhia, destacou o compromisso da empresa em enfrentar dois dos maiores desafios sociais do Brasil: o desperdício de alimentos e a fome.

A M. Dias Branco já possui uma meta clara de reduzir em 50% o desperdício de produtos acabados até 2030, alinhada aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU, que também fazem parte de sua Agenda Estratégica ESG. Em 2022, a empresa doou 2.321 toneladas de alimentos em todo o Brasil. No ano seguinte, esse número cresceu para 3.363 toneladas, beneficiando diretamente 120 instituições do terceiro setor.

O Programa Nutrir o Amanhã

Dados alarmantes do relatório “O Estado da Segurança Alimentar e Nutrição no Mundo (SOFI)” da FAO, revelam que, em 2022, 70,3 milhões de brasileiros enfrentaram insegurança alimentar moderada, e 21,1 milhões viveram em situação de fome. Diante desse cenário, a M. Dias Branco decidiu intensificar suas ações de doação de alimentos através do programa Nutrir o Amanhã, que visa não apenas alimentar pessoas, mas promover uma transformação social sustentável.

Maria Augusta Albani, Coordenadora de Responsabilidade Social da M. Dias Branco, destacou a importância do programa. “O Nutrir o Amanhã é mais do que doar alimentos; é uma iniciativa de transformação social. Apoiamos diretamente 120 instituições que desenvolvem projetos voltados à educação, profissionalização, empreendedorismo, geração de renda, cultura, esporte, saúde e meio ambiente. Também colaboramos com Bancos de Alimentos, que amplificam a distribuição das nossas doações para milhares de instituições em todo o país”, explica Maria.

Além disso, a M. Dias Branco vem redistribuindo produtos excedentes para parceiros como CUFA, Mesa Brasil, Remar e Cruz Vermelha. “Criamos um relacionamento sólido com instituições beneficentes em todo o Brasil e estamos trabalhando internamente para conscientizar nossa equipe sobre a importância de reduzir o desperdício de insumos”, acrescenta Maria.

Entre janeiro de 2020 e dezembro de 2023, o programa Nutrir o Amanhã envolveu 37 unidades doadoras da M. Dias Branco, beneficiando 22 estados e mais de 5 mil instituições de forma indireta, com a doação de mais de 10 mil toneladas de produtos – o equivalente a 26.916 mil pratos de comida.

Impacto Social e Sustentável

O programa Nutrir o Amanhã representa um compromisso contínuo da M. Dias Branco em contribuir para um futuro onde o desperdício de alimentos seja significativamente reduzido e mais brasileiros tenham acesso à alimentação. Com ações que vão além da simples doação, a empresa está determinada a gerar um impacto positivo e duradouro na sociedade.

Créditos: Divulgação