FoodBiz

Alta do cacau: como consumidores latino-americanos estão reagindo

canva

Um novo estudo da Worldpanel by Numerator revelou que, mesmo com o forte aumento nos preços do cacau — que subiram 189% em 2024 em relação ao ano anterior —, o consumo de chocolate na América Latina não caiu na mesma proporção.

No Brasil e no México, por exemplo, o preço do doce subiu 23% e 25%, respectivamente, mas o volume de compras aumentou 11% em ambos os países. Na Colômbia, os preços avançaram 42% e, ainda assim, as vendas cresceram 12%.

Segundo Marcela Botana, diretora de desenvolvimento de mercado na América Latina da Worldpanel by Numerator, esse movimento se explica por novos hábitos adotados pelas famílias para manter o chocolate no carrinho de compras. Entre as principais estratégias estão:

  • Reduzir a frequência de compra
  • Optar por embalagens menores
  • Buscar novos canais de consumo
  • Trocar de marcas para equilibrar o orçamento


Supermercados em alta e espaço para marcas premium

Os supermercados se destacaram como o canal que mais impulsionou o crescimento, registrando alta de 15% no volume de vendas entre 2024 e 2025.

Outro dado curioso é o avanço das marcas premium, que ganharam 4% de participação em um mercado tradicionalmente dominado por marcas populares.

Para Marcela Botana, o caso do chocolate mostra como as famílias latino-americanas enfrentam a pressão econômica:

“Com estratégias próprias, decisões racionais e se recusando a abrir mão de seus pequenos prazeres.”



Fonte: GiroNews

Compartilhar