FoodBiz

PUBLICIDADE

Guia das Padarias de São Paulo ganha nova edição

DIVULGAÇÃO

Se tem algo que representa bem o estilo de vida paulista é a tradicional padaria de bairro — e agora, esse hábito virou atração turística! A Secretaria de Turismo e Viagens de São Paulo (Setur-SP) acaba de lançar a segunda edição do Guia Turístico das Padarias, uma publicação que valoriza e divulga mais de 300 padarias espalhadas pelo estado.

Com mais de 12,7 mil padarias, São Paulo é referência nacional quando o assunto é panificação. O guia destaca estabelecimentos que vão além do pão na chapa e do café com leite: são espaços que oferecem atendimento em vários idiomas, acessibilidade, práticas sustentáveis e ações de inclusão social.

Além disso, a publicação revela a identidade gastronômica de cada padaria, inspirada em tradições italiana, portuguesa, judaica, francesa e outras. Também há dicas para harmonizar pães com cafés e vinhos, tornando a experiência ainda mais especial.

Entre as curiosidades, o guia mostra a maior padaria da América Latina, com 2.500 m², localizada na capital paulista; uma das mais antigas do Brasil, em Santana do Parnaíba; e padarias boutique, como as encontradas em São Bernardo do Campo. Só na cidade de São Paulo, estima-se que sejam consumidos 20 mil pães franceses por dia!

De acordo com o Sebrae, cerca de 100 padarias são abertas diariamente no Brasil, sendo que 70% delas são comandadas por microempreendedores individuais (MEIs). O lançamento do guia aconteceu na sede do Sampapão, entidade que representa o setor de panificação e confeitaria do estado.

📍 Quer conhecer essa rota saborosa? Acesse o guia completo em: www.turismo.sp.gov.br/guia-turistico-das-padarias

Compartilhar