FoodBiz

PUBLICIDADE

Dia das Mães deve impulsionar faturamento de bares e restaurantes em 2025

freepik

O segundo domingo de maio é, tradicionalmente, uma das datas mais movimentadas para o setor de alimentação fora do lar — e tudo indica que 2025 seguirá essa tendência. De acordo com uma pesquisa da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel), a expectativa para o Dia das Mães, que este ano será celebrado em 11 de maio, é bastante positiva entre os empresários do setor.

Alta expectativa de faturamento

A pesquisa aponta que quase 80% dos estabelecimentos planejam abrir no Dia das Mães, e a maioria espera resultados melhores do que no mesmo período de 2024. Entre os que estarão de portas abertas, 78% preveem um aumento no faturamento, sendo que:

  • 62% esperam crescer até 20%;
  • 8% projetam alta entre 21% e 30%;
  • 8% estimam crescimento acima de 30%.

Por outro lado, 14% dos empresários acreditam que o desempenho será igual ao do ano passado, enquanto 4% projetam queda no faturamento. Outros 4% dos negócios não operavam no ano passado, o que inviabiliza uma comparação.

Sinais de recuperação no setor

Outro dado que reforça o cenário otimista é a redução no número de empresas operando com prejuízo. Segundo a Abrasel, em março, 22% dos estabelecimentos registraram perdas financeiras, contra 30% em fevereiro. Já 39% atingiram equilíbrio nas contas e 38% fecharam o mês com lucro — um reflexo positivo do movimento impulsionado pelo Carnaval.

“O desempenho de março foi bem melhor que o de fevereiro, em grande parte devido ao Carnaval. Agora, temos duas datas fundamentais pela frente: o Dia das Mães, segunda melhor data do ano para o setor, e o Dia dos Namorados, a principal em faturamento. Este ano, inclusive, vamos promover a Semana dos Namorados, oferecendo mais oportunidades de comemoração para os casais”, afirma Paulo Solmucci, presidente da Abrasel.

Preços e endividamento ainda são desafios

Apesar do otimismo, os empresários enfrentam obstáculos importantes, principalmente no repasse da inflação para os preços dos cardápios. A inflação acumulada entre abril de 2024 e março de 2025 foi de 5,48%, mas:

  • Apenas 38% conseguiram ajustar os preços de acordo com o índice;
  • 33% não realizaram nenhum reajuste;
  • 21% aumentaram os preços abaixo da inflação;
  • E só 8% elevaram os valores acima do índice inflacionário.

Além disso, o endividamento ainda preocupa. Cerca de 37% dos estabelecimentos acumulam pagamentos em atraso, principalmente relacionados a impostos federais e estaduais — uma leve melhora em relação aos 40% registrados em abril de 2024.

Apoio e articulação para o setor

Para enfrentar esses desafios, a Abrasel está preparando um plano de apoio ao setor, com foco em empreendedores em situação mais crítica. O lançamento da iniciativa está marcado para o dia 5 de maio e contará com a participação de grandes empresas como Rappi, Ambev, Google, Stone e Coca-Cola.

Segundo Solmucci, “o aumento na procura é importante, mas ainda não resolve os problemas acumulados desde a pandemia. Por isso, estamos articulando um movimento mais coordenado com empresas parceiras para apoiar quem mais precisa”.


Fonte: Mercado&Consumo

Compartilhar