No meio de tantas informações contraditórias sobre alimentação, uma dúvida sempre aparece: adoçantes fazem bem ou mal à saúde? Para responder, a ANAD (Associação Nacional de Atenção ao Diabetes), em parceria com a ABRAN (Associação Brasileira de Nutrologia) e a SBAN (Sociedade Brasileira de Alimentação e Nutrição), lançou um posicionamento oficial sobre o uso desses ingredientes. O documento reúne anos de revisão científica e traz uma mensagem clara: adoçantes são seguros e podem ajudar a reduzir o consumo de açúcar.
“Os adoçantes estão entre os ingredientes mais estudados do mundo e nunca houve registro de doenças associadas ao seu consumo. Eles não têm a função de promover emagrecimento, mas são ferramentas seguras para substituir o açúcar, reduzindo calorias e ajudando no controle da glicemia essencial para pessoas com diabetes”, afirma o endocrinologista Prof. Dr. Fadlo Fraige Filho, presidente da ANAD, da FENAD e representante da IDF South and Central America.
A recomendação da Organização Mundial da Saúde (OMS), de que os adoçantes não devem ser usados porque “não promovem emagrecimento”, gerou polêmica mundial. Segundo o posicionamento, essa análise se baseou em estudos observacionais que apenas mostram correlações, mas não causas. Um exemplo é o chamado fenômeno da causalidade reversa: pessoas que já têm sobrepeso ou risco de desenvolver doenças tendem a escolher adoçantes para reduzir calorias, o que distorce os resultados.
Já as evidências científicas mais robustas de estudos clínicos controlados mostram que os adoçantes reduzem o consumo calórico total quando usados no lugar do açúcar, sem causar aumento de glicemia, colesterol ou ganho de peso.
>
Segurança comprovada
Adoçantes como sacarina, ciclamato, aspartame e sucralose já estão no mercado há décadas e passaram por avaliações rigorosas de segurança em agências nacionais e internacionais. Todos possuem um limite chamado Ingestão Diária Aceitável (IDA), definido com ampla margem de segurança. Em outras palavras: uma pessoa teria que consumir quantidades irreais de adoçantes diariamente, ao longo da vida, para chegar perto de um risco. Pesquisas de consumo no Brasil e no mundo mostram que a ingestão real da população está muito abaixo desses limites.
“A demonização dos adoçantes gera medo infundado e pode até atrapalhar a saúde pública. O uso consciente desses ingredientes é seguro e deve ser visto como aliado, não como vilão”, reforça o Dr. Fadlo.
>
Desmistificando mitos
Um dos mitos mais comuns envolve o aspartame. Muito se fala sobre a produção de metanol durante sua metabolização, mas ignora-se que a quantidade gerada é menor que a liberada pelo consumo de uma banana. Outro erro é tratar todos os adoçantes como se fossem iguais. Na prática, cada um é uma molécula distinta, com metabolismo próprio, mas todos compartilham a característica de não elevar a glicemia.
>
Serviço à população
No próximo dia 1º de novembro, a ANAD realiza a 28ª Campanha Nacional Gratuita em Diabetes, com o lema “Um ano de exames em um único dia”, em alusão ao Dia Mundial do Diabetes.
Local: Universidade São Judas Tadeu – Rua da Consolação, 2320 – Metrô Paulista, ao lado da Avenida Paulista (São Paulo/SP)
Horário: das 8h às 16h
A população terá acesso a exames de:
- Glicemia
- Pressão arterial
- Exames oftalmológicos (visão)
- Exames da boca
- Avaliação dos pés
- Hemoglobina glicada
- Avaliação nutricional
- Avaliação vascular
- Avaliação cardiológica
- Eletrocardiograma
- Fisioterapia
- Psicologia
A ação é aberta a toda a população e tem como objetivo prevenir, diagnosticar precocemente e orientar sobre o cuidado com o diabetes, reforçando o compromisso da ANAD com a saúde pública.
Sobre a ANAD
A Associação Nacional de Atenção ao Diabetes (ANAD) é uma entidade sem fins lucrativos que atua desde 1979 em prol das pessoas com diabetes e seus familiares. É um dos 8 Centros de Educação em Diabetes no mundo reconhecidos pela International Diabetes Federation (IDF), título conferido em 2009.
Com cerca de 20.000 associados, a ANAD promove programas de educação, orientação e acompanhamento para pessoas com diabetes, além de capacitação e atualização contínua de profissionais de saúde.
Em sua sede, oferece atendimento multiprofissional com médicos, nutricionistas, psicólogos, fisioterapeutas e outros. Coordena campanhas nacionais como a Campanha Nacional Gratuita em Diabetes e ações de conscientização pública.
A missão da ANAD é “melhorar a qualidade de vida da pessoa com diabetes”, atuando na orientação, atenção e educação, tanto para pacientes quanto para profissionais de saúde.
Prof. Dr. Fadlo Fraige Filho
- Prof. Emeritus – School of Medicine FUABC
- Doctorate in Endocrinology – School of Medicine, FMUSP
- President ANAD : Associação Nacional de Atenção ao Diabetes
- FENAD: Federação Nacional de Entidades e Associações de Diabetes.
- Former : Health Secretary , Santo André, SP.
- Clinical Director of the Municipal Hospital of Santo André, SP.
- Vice Director of the School of Medicine of FUABC.
- Chairman IDF – International Diabetes Federation SACA – South & Central America – 2023/24
>
>
Fonte: Assessoria







