FoodBiz

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mercado de franquias cresce 13,5% e fatura R$ 273 bilhões em 2024

freepik

O setor de franquias no Brasil registrou um crescimento de 13,5% em 2024, alcançando um faturamento de R$ 273,08 bilhões. Os dados são da pesquisa de desempenho da Associação Brasileira de Franchising (ABF), divulgada nesta quarta-feira (5) e repercutida pelo InfoMoney.

Segundo a ABF, esse avanço está diretamente ligado à recuperação do consumo no país, impulsionado pelo baixo nível de desemprego, o aumento da massa salarial e a elevação do poder de compra das famílias.

“Um mercado de trabalho forte e mais dinheiro circulando na economia, mesmo com seus impactos inflacionários, impulsionaram o faturamento do franchising brasileiro que, assim como outros setores, superou as expectativas iniciais”, afirmou Tom Moreira Leite, presidente da ABF.

Setores em destaque

Entre os segmentos de franquias que mais cresceram em 2024, o de Entretenimento e Lazer liderou com alta de 16,6%, seguido por Saúde, Beleza e Bem-Estar (16,5%), Alimentação – Food Service (16,1%) e Alimentação – Comércio e Distribuição (14,7%).

Principais franquias do país

No ranking das redes com mais unidades no Brasil, a Cacau Show manteve a liderança pelo terceiro ano consecutivo, totalizando 4.216 operações – um crescimento superior a 10% no ano. Na sequência, aparecem O Boticário (3.746 lojas), McDonald’s (2.704) e Colchões Ortobom (2.387). Já a rede Lubrax+ subiu uma posição, conquistando o quinto lugar, com 1.685 unidades.

Fonte: InfoMoney

Compartilhar