FoodBiz

PUBLICIDADE

Brasil lidera ranking de conscientização sobre desperdício de alimentos

FREEPIK

O Brasil divide o topo do ranking global com a Colômbia quando o assunto é a preocupação com o desperdício de alimentos em restaurantes. Em seguida, aparecem Espanha (82,6%), França (82,3%) e Turquia (82,1%). O dado é parte de uma pesquisa recente que também revela que 70% dos brasileiros gostariam de saber quais restaurantes adotam iniciativas para reduzir o desperdício de alimentos.

Para Jean Castro, diretor de Rede de Estabelecimentos da Ticket, os números refletem um avanço importante na consciência dos consumidores. “Esse resultado evidencia a maturidade dos brasileiros e brasileiras para um tema tão importante no segmento de alimentação fora do lar”, afirma.

Entre as ações mais valorizadas pelo público, destacam-se:

  • Disponibilização de embalagens para levar para casa alimentos não consumidos (59%)
  • Opções de porções com tamanhos variados (51%)
  • Aproveitamento integral dos ingredientes (37%)

Do outro lado do balcão, os comerciantes também demonstram engajamento com a causa. A pesquisa indica que 59% dos estabelecimentos brasileiros acreditam que combater o desperdício pode atrair mais clientes, e 78% já colocaram alguma medida em prática. Nesse quesito, o Brasil fica atrás apenas da Suécia, onde 81% dos restaurantes adotam práticas semelhantes.

Outro ponto positivo é que 53% dos comerciantes brasileiros demonstram interesse em participar de workshops e oficinas sobre alimentação saudável e redução do desperdício — um indicativo de que o setor está cada vez mais aberto à qualificação e à sustentabilidade.

Compartilhar