O dia do brasileiro não é o mesmo sem um cafezinho. E a bebida, uma das favoritas do país, tem sua própria “data mundial”, celebrada em 14 de abril. E mesmo na “correria” diária, esta bebida costuma estar acompanhada, seja de um pão na chapa, frutas, doces, entre outros, como um croissant recheado. Por isso, a Croasonho, única franquia do país especializada na iguaria, traz um cardápio variado, com opções que combinam com a bebida, também inclusa no menu, assim como os cappuccinos.
Entre as opções mais recomendadas da Croasonho para acompanhar o cafezinho estão os croas doces. Para quem gosta de opções mais leves e que trazem frutas, os destaques são os sabores “Chocolate com morangos” e “Creme com morangos”. Além deles, também estão os carros-chefes: “Nutella®”, “Brigadeiro de Pistache” e a mais recente novidade da marca: o sabor “Doce de Leite Havanna®”. Eles também combinam com os dias mais frios do outono, quando a procura por pratos e bebidas quentes aumenta.
Saindo dos croissants, a Croasonho também traz uma linha de sobremesas deliciosas para curtir com a bebida. Nela, estão os brownies, que podem ser combinados com cobertura de chocolate, sorvete, chantilly, creme crocante, sorvete, cookies, além de Ovomaltine® e Nutella®. Confira o cardápio completo no site oficial.
Segundo levantamento interno, a rede Croasonho consome quase 1 tonelada de café por mês em suas lojas. A procura aumenta no outono e inverno, por causa dos dias frios, e também no período da tarde. Segundo a Associação Brasileira da Indústria de Café (ABIC), o brasileiro consome, em média, 1.430 xícaras de café por ano. Em 2024, o consumo no país chegou a 21,9 milhões de sacas de 60 kg, um aumento de 1,11% em relação ao ano anterior. A região Sudeste lidera o consumo, representando 41,7% do total. Entre os estados, São Paulo se destaca como o maior consumidor, com impressionantes 25 milhões de xícaras por dia.
Dia “mundial” ou “internacional”?
Existe uma dúvida sobre qual é, realmente, o dia oficial da bebida. Na verdade, são duas as datas comemoradas: em 14 de abril, se celebra o “Dia Mundial do Café”, amplamente difundido pelo mundo, inclusive no Brasil, mas a origem desta é incerta, se consolidando espontaneamente entre os amantes da bebida e ganhando as redes sociais. Uma possível origem pode ter relação com o início da colheita em várias regiões do hemisfério sul.
Além de 14 de abril, também há uma comemoração em 1º de outubro, esta chamada de “Dia Internacional do Café” e oficializada pela Organização Internacional do Café (OIC), em 2015 com o objetivo de unificar as celebrações ao redor do mundo. Nela, o grão é celebrado como um produto agrícola e símbolo de conexão social.