Um dos suplementos alimentares do momento, a creatina tem uma série de benefícios, sendo um grande aliado do ganho de massa muscular, além de atuar na melhora do desempenho físico e contribuir para a saúde cognitiva.
Além da suplementação, ela pode ser obtida por meio da alimentação, com o consumo de carnes e peixes. Porém, atingir as necessidades do organismo apenas com a alimentação não é possível, pois os alimentos não fornecem grandes quantidades de creatina.
Segundo a nutricionista da rede Mundo Verde, Vanessa Rocha, a suplementação de creatina se faz necessária na maioria dos casos e, com o avanço do mercado de suplementação, já é possível encontrar esse suplemento em vários formatos: como em gomas, cápsulas, em pó e até mesmo líquido, facilitando o consumo e tornando cada vez mais prático incluir a suplementação de creatina no dia a dia.
Confira duas dúvidas comuns sobre o uso de creatina e dicas da nutricionista do Mundo Verde:
Posso tomar creatina sem fazer exercício físico?
Um dos principais benefícios da creatina está relacionado a prática de exercício físico, porém este suplemento não traz benefícios somente para saúde muscular. Se a creatina for consumida por uma pessoa sedentária, não fará mal à saúde. Muito pelo contrário, a creatina vai contribuir para saúde cognitiva, atuando na memória, concentração, melhora na aprendizagem e prevenção de doenças neurodegenerativas.
Entretanto, quando pensamos no benefício de ganho de massa muscular, o uso da creatina de forma isolada, sem a prática de atividade física não trará o resultado esperado. Estudos mostram que o consumo da creatina pode contribuir para capacidade funcional, porém pensando em hipertrofia, o consumo deve ser aliado ao exercício físico, já que a creatina contribui na melhora da performance física e, com isso, favorece a hipertrofia muscular. Ou seja, sem a prática de exercícios, a creatina trará melhoria para qualidade de vida e saúde cognitiva. Porém, é preciso aliar o seu consumo à prática de exercício físico para o ganho de massa muscular.
Como deve ser feito o consumo da creatina?
Para que a creatina seja consumida de forma eficaz é necessário que seu consumo seja crônico, ou seja, deve ser consumida todos os dias.
Uma dica que pode contribuir para uma melhor absorção da creatina é unir o seu consumo a uma refeição que contenha carboidratos simples em quantidade moderada. Por exemplo, consumir a creatina junto de um suco natural de uva ou de laranja. Essa estratégia vai influenciar a liberação do hormônio insulina e, com isso, facilitar a absorção da creatina.
Em relação à quantidade a ser suplementada, varia de pessoa para pessoa. Portanto, o acompanhamento nutricional individualizado se faz extremamente importante. Mas, de forma geral, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) orienta o consumo de 3g de creatina por dia.
Campanha Super Treino do Mundo Verde
Para reforçar o compromisso da marca com a saúde, o bem-estar, e a prática de atividades físicas, a Mundo Verde promove a campanha Super Treino, válida de 12 a 31 de maio. Durante o período, os consumidores que realizarem compras acima de R$ 259 ganham uma bolsa esportiva exclusiva. A ação é válida apenas nas lojas físicas.
A campanha destaca uma curadoria especial de produtos voltados para quem busca mais energia e desempenho na hora de se exercitar. Entre os produtos em foco da campanha Super Treino estão:
- Creatina 300g Mundo Verde – Auxilia na força e recuperação muscular, sendo ideal para treinos de alta intensidade;
- SuperCoffee 3.0 Original 380g – Composto que oferece foco e energia ao longo do dia;
- Isocrisp 240g Vitafor – Whey crocante para turbinar receitas com proteína;
- Bold Tube Pistache – Snack saboroso, prático e com alto teor proteico;
- Beta Action da Essential Nutrition – Bebida funcional refrescante com ingredientes que complementam o treino.
Para mais informações, acesse www.mundoverde.com.br.
Fonte: Ink Comunicação