Uma estratégia adotada há duas décadas por uma fabricante catarinense de chocolates voltou a ganhar destaque nacional. A Nugali Chocolates, de Pomerode (SC), foi anunciada como vencedora do 32º Prêmio Expressão Ecologia, na categoria Gestão Ambiental, voltada a empresas do setor alimentício. É o quarto ano consecutivo em que a marca é reconhecida pela premiação.
Considerado um dos mais tradicionais reconhecimentos ambientais do país, o prêmio reuniu 146 projetos nesta edição e contemplou 40 organizações. A data da cerimônia ainda será divulgada.
A iniciativa premiada tem origem em uma decisão tomada em 2005, quando a empresa passou a adquirir cacau diretamente dos produtores, eliminando intermediários e pagando valores acima da média de mercado. O modelo fortaleceu pequenos agricultores e cooperativas familiares, além de estimular práticas agrícolas mais sustentáveis.
Grande parte do cacau é cultivada em sistemas agroflorestais, em que os cacaueiros crescem sob a sombra da vegetação nativa. Segundo a empresa, a estratégia já contribuiu para preservar cerca de 100 hectares de floresta nativa. Atualmente, são adquiridas aproximadamente 100 toneladas de cacau fino brasileiro por ano.
O impacto do modelo ultrapassou a operação da marca. Mais de 100 fabricantes de chocolate no país passaram a adotar práticas semelhantes, colaborando para a preservação de mais de 10 mil hectares de floresta e ampliando as oportunidades de renda para produtores.
A relação com os fornecedores inclui testes sensoriais anuais dos lotes de cacau, realizados na fábrica em Santa Catarina. Os resultados são compartilhados com os produtores, permitindo ajustes de qualidade e maior poder de negociação no mercado.
O movimento também ajudou a consolidar no Brasil o modelo “bean to bar”, no qual a indústria controla todas as etapas da produção, da amêndoa à barra. Desde então, a empresa acumula quase 50 premiações internacionais, contribuindo para fortalecer a presença do cacau brasileiro no exterior.
Nos anos anteriores, a marca já havia sido reconhecida pelo prêmio por iniciativas como redução de resíduos sólidos, programas de educação ambiental e o desenvolvimento de uma embalagem de chocolate 100% biodegradável.
Fundada em 2004, a empresa produz cerca de 200 toneladas por ano, o equivalente a aproximadamente 20% do mercado brasileiro de chocolates bean to bar. A fábrica, localizada na Rota do Enxaimel, em Pomerode, também se consolidou como atração turística e recebe cerca de 100 mil visitantes anualmente.
Fonte: O Blumenauense







