FoodBiz

Mitos e verdades sobre o consumo de sorvetes no inverno

A maioria dos consumidores de sorvetes no Brasil mora na região Sudeste do Brasil: eles são 52% do total, segundo a Associação Brasileira das Indústrias e do Setor de Sorvete (ABIS). Em seguida, estão os consumidores da região Nordeste (19%), quase empatados com os do Sul (15%). Os dados mostram que, mesmo em locais em que a temperatura pode ficar muito baixa – como é o caso, neste momento, dos Estados do Sudeste e do Sul -, o hábito de consumidor sorvetes segue presente.

Outras crenças em torno do produto estão nas ideias de que ele é muito calórico ou que pode, até causar doenças. A Lowko, marca lançada em 2019, elaborou uma lista com mitos e verdades sobre os sorvetes. Confira:

  • Sorvete causa gripe, resfriado ou dores de garganta.
    Mito. Não há estudos científicos que associam seu consumo a nenhuma doença.
  • Sorvetes podem auxiliar na recuperação de tratamentos.
    Verdade. Em situações como extração de dente ou cirurgias para retirada de amídalas, seu consumo é recomendado. O sorvete age como vasoconstritor, ou seja, estreita as artérias, ajudando a evitar sangramentos.
  • Todos os sorvetes são calóricos.
    Mito. A própria Lowko tem 12 sabores de baixíssimas calorias. O Lowko sabor morango vegano de 100 ml, por exemplo, possui 50 kcal no pote.
  • Sorvetes são nutritivos.
    Verdade. Em sua fórmula, cerca de 70% são compostos por leite, uma excelente fonte de cálcio. Além disso, os sabores de frutas podem ser fontes de vitamina C.
  • Todos os sorvetes engordam:
    Mito. As versões da Lowko de 100 ml têm menos calorias que uma banana.
  • Sorvetes podem ser consumidos no inverno:
    Verdade. Pelo fato de a temperatura do sorvete ser similar à temperatura ambiente nessa época, os sabores ficam ainda mais indulgentes. Além disso, o sorvete pode ser um excelente acompanhamento para bolos, caldas e tortas quentes.
  • Sorvetes não são naturais:
    Mito. A Lowko possui 12 sabores, sendo três deles veganos. Todos feitos com ingredientes de origem natural, sem adição de açúcares e nem adoçantes artificiais.

Lançada em 2019, a marca Lowko está presente no varejo, em alguns restaurantes, em lojas de produtos naturais e atacadistas.

Foto: Bigstock