FoodBiz

Dez restaurantes brasileiros estão entre melhores do mundo do La Liste 2022

O ranking La Liste divulgou na última semana seus melhores restaurantes do mundo em 2022 e há dez casas brasileiras entre as mais bem avaliadas por jurados e fregueses ao redor do globo: Maní, de Helena Rizzo, e D.O.M., de Alex Atala, são alguns dos estabelecimentos nacionais que se destacaram, segundo informações do jornal Folha de S.Paulo.

Apesar de não elencar os restaurantes em posições no pódio, as notas anunciadas coroaram o La Monnaie, do chef francês Guy Savoy, como o absoluto vencedor com 99,5 (de 100 pontos possíveis) — posição em que está desde 2017, segundo o Le Figaro.

São os brasileiros entre os melhores endereços do mundo:

A Casa do Porco, de Jefferson e Janaína Rueda, em São Paulo: 93 (de 100)

Maní, de Helena Rizzo, em São Paulo: 93

D.O.M., de Alex Atala, em São Paulo: 91,5

Fasano, de Gero Fasano (e comandado pelo chef Luca Gozzani), em São Paulo: 87

Oro, de Felipe Bronze, no Rio de Janeiro: 84

Oteque, de Alberto Landgraf, no Rio de Janeiro: 79,5

Ryo Gastronomia, de Edson Yamashita, em São Paulo: 76,5

Carlota, de Carla Pernambuco, em São Paulo: 76,5

Jun Sakamoto, de Jun Sakamoto, em São Paulo: 76

Olympe, de Claude Troigros, no Rio de Janeiro: 75,5

O La Liste, que reúne as avaliações dos principais experts internacionais de gastronomia, elaborou a relação de mil casas de destaque na gastronomia a partir de um banco de dados com notas dadas por 970 competições e guias de 200 países para cerca de 28 mil restaurantes ao longo deste ano.

Por isso, boa parte das casas brasileiras citadas já haviam recebido outros prêmios e menções honrosas, como é o caso d’A Casa do Porco que foi considerado o 17º melhor restaurante do mundo pelo “The World’s 50 Best Restaurants” e o D.O.M. que já figurou no pódio, em 3º lugar, do “Latin America’s 50 Best Restaurants 2021: Pasado y Futuro”.

Com informações da Folha de S.Paulo

Imagem: Reprodução/Casa do Porco