FoodBiz

PUBLICIDADE

Buscando novos horizontes, franquias investem em aeroportos

DIVULGAÇÃO

Com grande movimentação de passageiros, os aeroportos brasileiros se tornaram relevantes para a expansão de redes de franquias. O ponto alternativo oferece às marcas mais visibilidade e alcance de público. Segundo a ANAC (Agência Nacional de Avião Civil), mais de 118 milhões de pessoas passaram por aeroportos em 2024, representando um crescimento de 5% em relação ao ano anterior. Empresas como Divino Fogão, referência em culinária da fazenda, e o Mr. Cheney, maior rede de cookies fresh-baked e handmade do Brasil, apostam neste tipo de local como parte de sua estratégia de crescimento, disseminando a imagem da franquia dentro do território nacional e no exterior.

Segundo Reinaldo Varela, fundador e presidente do Divino Fogão, investir nestes pontos permite à marca atingir um público com maior poder aquisitivo, já que os turistas se planejam financeiramente com meses de antecedência para uma viagem. “Além disso, a competividade local é menor, devido ao espaço limitado e outras questões operacionais. Com o DNA da culinária da fazenda, queremos ofertar aos clientes que frequentam os aeroportos uma nova experiência de consumo, com produtos frescos, de qualidade e que evidencia a cultura brasileira. Nosso objetivo é que o consumidor tenha uma opção além do fast-food, inclusive no período do café da manhã”, observa.

Há 40 anos no mercado Food Service, o Divino Fogão é precursor em praças de alimentação de grandes centros comerciais com o sistema de buffet. O objetivo da empresa é levar a experiência de shopping center para dentro dos aeroportos brasileiros. A rede conta com operações localizadas no Aeroporto de Guarulhos, na região metropolitana de São Paulo, e Santos Dummont, no Rio de Janeiro. Em março deste ano, a marca ingressou no Aeroporto Viracopos, em Campinas, no interior paulista, aumentando a diversidade de culinárias nas áreas de alimentação destes locais. “Enxergamos muito potencial neste perfil de estabelecimento. Dessa forma, nosso objetivo é abrir mais dois restaurantes em aeroportos até o fim de 2025”, complementa Reinaldo.

Já o Mr. Cheney conta, atualmente, com quatro unidades situadas em aeroportos estratégicos de São Paulo: Viracopos, Congonhas e Guarulhos. Para Johannes Castellano, CO-CEO da rede, marcar presença nestes ambientes é uma oportunidade única de exposição para os passantes nativos e os estrangeiros. “Ter lojas em locais estratégicos permite associar a marca com um padrão de qualidade diferenciado. Estar lado a lado com outras grandes redes de franquias e demais estabelecimentos proporciona um desejo de consumo, além de ter reconhecimento global”, revela.

Compartilhar