FoodBiz

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

PepsiCo faz campanha de educação ambiental

A PepsiCo e a National Geographic anunciaram nesta quarta-feira (5) o lançamento do projeto Planet Love, que integra o compromisso global da PepsiCo na busca por formas mais sustentáveis de produção e consumo, e visa conscientizar as pessoas sobre a gestão dos recursos naturais do planeta.

Com foco em economia circular e na necessidade de repensar o consumo de plásticos, a iniciativa conta com master classes e uma série documental de quatro episódios que serão transmitidos pela TV e pelo YouTube.

“Como uma das principais empresas de alimentos e bebidas do mundo, reconhecemos nossa responsabilidade de impulsionar a economia circular do plástico e o papel significativo que podemos desempenhar, trabalhando para mudar a forma como a sociedade produz, utiliza e descarta plásticos. Estamos em uma jornada crescente de desenvolvimento sustentável e temos investido financeiramente e, principalmente, com nossos talentos e expertos da sociedade para alcançar nossa visão de plásticos sustentáveis, garantindo que nossas embalagens não se tornem resíduo”, afirma Alexandre Carreteiro, Presidente da PepsiCo Brasil Alimentos .

As estratégias de sustentabilidade da PepsiCo são guiadas por quatro metas que devem ser atingidas até 2025. A primeira é fomentar a reciclagem e tornar 100% das embalagens utilizadas pela empresa recicláveis, compostáveis ou biodegradáveis.

Em seguida vem a redução de 35% na quantidade de plástico virgem em todo o negócio de bebidas, eliminando quantidade do material que equivale a cerca de 17 estádios de futebol do tamanho do Maracanã.

“Sabemos que para mudar de verdade o cenário do plástico é preciso uma rede de colaboração muito estreita com experts, parceiros e agentes inovadores da sociedade. Por isso estamos comprometidos em formar uma aliança ampla e intersetorial para enfrentar este desafio. Temos firmado parcerias globais, regionais e locais e promovido diálogo com diversos agentes transformadores, desde os jovens empreendedores até organizações não-governamentais, instituições científicas e educacionais, associações, governo, entre outros, fomentado inclusive parcerias com outras indústrias do setor”, fala Ricardo Maldonado, General Manager América Latina Bebidas Sul (Brasil, Argentina, Chile, Uruguai, Paraguai e Bolívia).

Substituir o plástico virgem pelo reciclado, aumentamos a demanda pelo material e alavancamos as taxas de reciclagem, também é uma das metas da companhia, que com isso espera obter benefícios ambientais e diminuir a dependência de recursos fósseis não renováveis.

Outra estratégia da empresa tem sido apoiar cooperativas de reciclagem. Para isso, destinou no Brasil mais de R$ 10 milhões no desenvolvimento profissional e capacitação dos cooperados na última década.

Uma das iniciativas beneficiadas é a Rede de Comercialização da Zona Sul, que engloba 5 cooperativas, e será mostrada no segundo episódio do projeto Planet Love.

“Junto com a PepsiCo, tornamos um sonho em realidade. Para nós, é incrível poder gerar 350 empregos e valorizar o trabalho destes agentes ambientais. Reciclamos vidas”, enaltece Carioca. “Do início da parceria, em 2010, até aqui, crescemos assustadoramente o volume de resíduo reciclado. Antes éramos responsáveis por cerca de 1800 toneladas por ano, hoje, contando nossas cinco unidades, reciclamos mais de 32 mil toneladas por ano, um aumento de mais de 1700%. De lá para cá, também empregamos 600% a mais, sendo 55% de mulheres nas mais diversas posições, como triagem, administrativo, coordenação e direção. Além disso, mais do que dobramos a renda dos cooperados nos últimos anos”, conta Telines Basilio, mais conhecido como Carioca, presidente da Rede de Comercialização da Zona Sul.

Foto: Divulgação