FoodBiz

PUBLICIDADE

Conheça as principais tendências para hambúrgueres em 2025

divulgação

Celebrado em 28 de maio, o Dia Mundial do Hambúrguer celebra um dos lanches mais populares do mundo. Originário da cidade de Hamburgo, na Alemanha, mas popularizado pela culinária norte-americana, a iguaria é apreciada por pessoas de todas as idades. Com um portfólio robusto de Sabor e Nutrição, a Kerry, multinacional irlandesa, faz anualmente um estudo que analisa o menu das principais hamburguerias do país, apontando tendências em tipos de pães, molhos, queijos, saladas e proteínas. A pesquisa é baseada em análise de menus de mais de 60 estabelecimentos, entre as hamburguerias locais às grandes redes tradicionais.
 

Os especialistas da Kerry em pesquisas de mercado, mapearam hamburguerias artesanais e de grandes redesem oito estados do Brasil, os principais sabores e produtos em alta na preferência dos consumidores, além das tendências em inovação para este ano.
 

“Analisamos mais de 1500 itens para mapear quais são os sabores que mais aparecem e os mais inovadores, que podem servir como inspiração, além de montagens, molhos, queijos e outros componentes dos hambúrgueres”, explica Ricardo Ibarra, diretor de Consumer & Market Insights da Kerry na América Latina. “Trabalhamos diariamente para ser o parceiro estratégico de nossos clientes, oferecendo inovação por meio de soluções e tecnologias de sabor e nutrição. Com essas análises de mercado apoiamos nossos clientes a lançarem produtos que os consumidores estão buscando, além de aperfeiçoar o portfólio das marcas Junior e DaVinci Gourmet”, complementa Ibarra.
 

Os primeiros relatórios, divulgados em 2022 e 2023, foram usados por inúmeras redes e operadores de alimentação fora do lar.

Cenário do Food Service no Brasil
De acordo com o Instituto Foodservice Brasil – IFB, o Brasil é um dos maiores mercados de alimentação fora de casa do mundo, com mais de 1,6 milhão de estabelecimentos ativos. No ano passado, os gastos com alimentação fora de casa bateram recorde no segundo trimestre, atingindo R$ 61,4 bilhões, aumento de 3% em relação ao mesmo período de 2023.
 

Segundo o relatório “Perspectivas e Cenários para o Food Service – 2025”, que analisa as projeções econômicas, as tendências de consumo e os desafios que deverão influenciar o mercado de alimentação fora do lar, o setor deverá registrar um crescimento de 6,9% em 2025, comparado ao ano anterior.
 

O consumo de hambúrguer no Brasil tem crescido significativamente nos últimos anos, tornando-se uma das comidas mais populares fora de casa. Estima-se que os brasileiros consomem, em média, 25 mil hambúrgueres por dia, ou 174 mil por semana. Segundo pesquisas da Kantar, o consumo de hambúrgueres teve um aumento de 228% entre o primeiro trimestre de 2020 e o primeiro trimestre de 2024, quando 47 milhões de pessoas consumiram hambúrguer em cerca de 113 milhões de ocasiões de compra.
 

Até 2028, a estimativa é de que 3.400 hamburguerias artesanais estarão em funcionamento. É um setor que se mantém aquecido: entre 2015 e 2023, o crescimento foi de 10% ao ano, e a expectativa no período de 2022 a 2030 é de que cresça em média 5,5% ao ano, de acordo com o Sebrae-SP.

Principais Destaques do Estudo

Pão – O Pão Brioche continua sendo o mais utilizado nas montagens dos hambúrgueres e sanduiches com 49% de preferência, mas apesar de ainda ser o líder, opções à base de farinhas alternativas também ganham espaço.​
 

Proteínas – A carne bovina continua a ser a preferida, porém com menor presença nos menus, aparecendo agora apenas três vezes mais do que a carne de frango (o ranking anterior era de seis vezes). Além disso, as proteínas alternativas como a Vegetal (10%) continuam aparecendo como opções importantes nos cardápios.
O Burguerpedia 2025 revela que quando analisado o formato da proteína, o empanado teve crescimento, aparecendo com mais relevância do que nos anos anteriores.
 

Queijos – Os queijos tradicionais continuam com forte presença nos menus, mas o estudo indica a presença de novos tipos nas composições, como o Canastra e o Burrata.
 

Molhos – A maionese se mantém na liderança da preferência, com 61%, porém vários outros estrearam a lista, como o molho Stacker e Pesto de manjericão.
 

“Os dados detalhados da pesquisa serão usados na cocriação de conceitos e cardápios de clientes e várias desses insights serão base para os próximos lançamentos das marcas DaVinci Gourmet e Junior”, antecipa Ibarra.
 

Para conhecer mais sobre as marcas da Kerry para o Food Service, acesse:

Davinci Gourmet Brasil E Davinci Gourmet no Instagram

Junior Food Service E Junior no Instagram




Fonte: Veritas Comunicação

Compartilhar