FoodBiz

Dia dos Pais deve impulsionar faturamento de bares e restaurantes em São Paulo

canva

O setor de alimentação fora do lar na cidade de São Paulo projeta um fim de semana aquecido com a chegada do Dia dos Pais, celebrado neste domingo, 10 de agosto. De acordo com pesquisa da Abrasel São Paulo (Associação Brasileira de Bares e Restaurantes), os empresários do setor esperam um crescimento de até 20% no faturamento em relação a um domingo convencional.

Segundo o levantamento, 68% dos estabelecimentos acreditam que as vendas serão superiores às registradas no mesmo período de 2024. A expectativa se concentra não apenas no almoço do domingo, mas em um aumento de movimento ao longo de todo o final de semana — sinal de que a data vem se consolidando como uma oportunidade estratégica para o setor.

Experiência fora do lar ganha protagonismo

Para a Abrasel, os dados revelam uma mudança importante nos hábitos dos consumidores paulistanos. Se antes a preferência recaía sobre o tradicional churrasco em casa, o cenário atual aponta para uma valorização crescente da experiência oferecida pelos estabelecimentos gastronômicos. “O churrasco não desapareceu, mas passou a acontecer em casas especializadas, que também vêm registrando forte demanda na data”, observa Luiz Hirata, presidente da entidade em São Paulo.

Além disso, 21% dos empresários ouvidos esperam estabilidade nas vendas, e apenas 5% preveem queda — o que reforça o otimismo generalizado do setor.

Adaptação do setor e estratégias comerciais

Frente ao novo comportamento do consumidor, bares e restaurantes têm investido em cardápios exclusivos, campanhas de reservas antecipadas e reforço de equipes. A busca por experiências gastronômicas diferenciadas também tem diversificado o perfil dos estabelecimentos procurados, que vai desde restaurantes tradicionais a bares e casas temáticas.

“A data tornou-se estratégica, ao lado do Dia das Mães e do Dia dos Namorados. O setor tem respondido com inovação e capacidade de adaptação para atender a essas novas demandas”, acrescenta Hirata.

Geração de empregos temporários

Outro reflexo positivo do aumento de movimento no Dia dos Pais é a criação de vagas temporárias. A Abrasel estima um crescimento médio de 10% nas contratações para o período, sobretudo para reforçar o atendimento em estabelecimentos que esperam alta no fluxo de clientes.



Fonte: Mercado e Eventos

Compartilhar