Pular para o conteúdo principal

FoodBiz

CiaTC celebra 30 anos com Selo B

A Companhia Tradicional de Comércio (CiaTC) chega aos 30 anos em 2026 com dois marcos importantes: a conquista da certificação do Sistema B e o lançamento de uma nova massa na Bráz, a Levíssima, desenvolvida com longa fermentação e glúten parcialmente degradado.

As informações foram publicadas originalmente pelo Estadão, em reportagem assinada por Fernanda Meneguetti.

Fundada em 1996 com a abertura do Original, em Moema, a CiaTC reúne atualmente 11 marcas, mais de 50 operações em São Paulo, Rio de Janeiro e Campinas, cerca de 1.400 colaboradores e 4 milhões de clientes por ano. Entre as marcas do grupo estão Original, Pirajá, Astor, SubAstor, Bráz, ICI Brasserie e Lanchonete da Cidade.

Selo B reforça agenda ESG

A certificação do Sistema B reconhece empresas que atendem a critérios de impacto em áreas como governança, trabalhadores, comunidade, meio ambiente e relacionamento com clientes.

Segundo os dados divulgados, em 2025, 44% da operação da CiaTC utilizou energia renovável, enquanto 30 mil litros de óleo foram destinados à produção de biodiesel. A empresa também destinou 443 toneladas de resíduos orgânicos para compostagem e 182 toneladas de materiais para reciclagem.

Além disso, mudanças na operação permitiram reduzir em 1,8 tonelada o uso de plástico, com iniciativas relacionadas a canudos, copos e embalagens de delivery.

Bráz lança massa Levíssima

Na Bráz, uma das principais marcas do grupo, a inovação aparece na nova pizza Levíssima.

Desenvolvida pelo pizzaiolo Raffaele Mostaccioli, responsável pelo trabalho com massas da marca desde 2014, a receita passa por três dias de fermentação, processo que resulta em uma massa mais inflada, mais ácida e com o glúten parcialmente degradado.

A produção é limitada a 25 unidades por noite em cada unidade Quintal, na Vila Mariana e no Alto de Pinheiros, em São Paulo. A Levíssima pode ser pedida com qualquer cobertura disponível no cardápio e pelo mesmo preço da versão tradicional.

A busca por novas formulações também aparece na Grano Nostrum, massa desenvolvida com um blend de farinhas que inclui o trigo Risciola, variedade ancestral italiana.

Mulheres ganham espaço nas brigadas

A agenda ligada à diversidade também faz parte do processo de certificação da companhia. Atualmente, a Bráz conta com 21 mulheres entre seus pizzaiolos.

“Na Bráz e nas demais marcas da CiaTC, investir na força e no desenvolvimento das mulheres nunca foi um projeto isolado. É parte de uma busca contínua por ambientes mais equilibrados, inclusivos e diversos”, afirma Camila Prado, diretora de Operações e Experiência da CiaTC.

Para a executiva, o movimento está ligado à própria evolução do negócio. “Ao moldar o negócio por completo, avançamos na missão de proporcionar felicidade aos nossos clientes com ainda mais qualidade.”

A combinação entre certificação, práticas ambientais, desenvolvimento de pessoas e inovação de produto marca o novo ciclo da CiaTC aos 30 anos.

Conteúdo elaborado a partir de informações publicadas originalmente pelo Estadão.

Compartilhar

Antes de sair: quer receber os principais insights do foodservice?

Leva 10 segundos. E você passa a acompanhar o que os líderes do setor estão vendo antes.