FoodBiz

Mercearia São Pedro pode fechar as portas, diz jornal

O bar Mercearia São Pedro, com mais de cinquenta anos de serviços prestados, deve fechar as portas nos próximos meses. A informação foi publicada pelo jornal Folha de S.Paulo e repercutida pela revista Veja São Paulo. O tema também ganhou grande destaque nas redes sociais durante a semana.

De acordo com o site do jornal, um dos sócios, Pedro Anis Issa Benuthe, afirmou que uma incorporadora ergueria no terreno um empreendimento imobiliário. Em seguida, com a repercussão da notícia, o sócio e irmão dele, Marcos Issa Benuthe, teria negado a informação. Procurados, os sócios da casa não estão se pronunciando sobre o tema.

Um clássico paulistano, a casa foi considerada o melhor boteco da cidade pelo especial Veja São Paulo Comer & Beber em 2008. É conhecido pelas paredes repletas de pôsteres de filmes e também pelos DVD e livros à venda. Por muitos, é apelidado de “Merça”.

Funcionários do bar afirmam não saber de nada a respeito do fim das atividades. “O Pedro não aparece aqui há um bom tempo”, disse um deles.

O bar foi inaugurado em 1968 pelo paulistano e filho de imigrantes sírios Pedro Benuthe (1917-1996). casa era, sim, uma mercearia, com comércio de secos e molhados, mas acabou virando um boteco sob os cuidados dos irmãos Pedro e Marcos, filhos do patriarca, que no início era contra a mudança.

Pitoresco, o espaço seguiu por muito tempo também como livraria e locadora de vídeo, vocações que foi perdendo com o passar dos anos com a obsolescência, por exemplo, das fitas VHS. Uma galera “cabeça” costuma frequentar o espaço, ponto de encontro de escritores.

Com informações da Veja São Paulo
Imagem: Reprodução/Veja São Paulo