O Dia do Vinho é uma ocasião especial para celebrar uma das bebidas mais apreciadas ao redor do mundo. Para homenageá-lo o CREST/IFB trouxe dados interessantes sobre o consumo de vinho no Brasil em 2024, revelando tendências e comportamentos dos consumidores.
Gasto e Transações
Em 2024, o gasto com vinho foi de aproximadamente R$ 4,2 bilhões, um desempenho praticamente estável em comparação com 2023, com uma leve queda de 1%. Durante o ano, foram registrados pouco mais de 95 milhões de pedidos ou transações, uma redução de 6% em relação ao ano anterior.
Refeições Noturnas e Público-alvo
As refeições noturnas se destacaram como a principal ocasião de consumo, representando mais de 60% do total. O público entre 35 e 59 anos foi responsável por quase 60% dos pedidos, mostrando uma preferência significativa dessa faixa etária pelo vinho.
Onde se Consome?
O consumo de vinho está pulverizado entre os diversos segmentos do Foodservice, mas há uma maior concentração no Fine Dining e em Bares. Entre os principais motivos que impulsionam o consumo estão a aos hábitos, ganhando espaço em comparação com 2023.
Sobre o IFB
O Instituto de Foodservice Brasil (IFB), fundado em 22 de agosto de 2013, une fornecedores, prestadores de serviços e operadores do setor de alimentação fora do lar. Focado em inteligência de mercado, o IFB fornece dados e informações estratégicas, promovendo a profissionalização do setor. Atua em áreas como racionalização tributária, eficiência da cadeia, transformação digital e ESG, consolidando-se como a principal autoridade do mercado.