Em setembro, participei de um painel cujo tema era Marketing 5.0 no foodservice, no Latam Retail Show. Quando me convidaram para participar desse evento, no início do ano, eu trabalhava na AmPm e, para a minha alegria, o convite era para falar sobre o que eu mais gostava de fazer e ainda nem tinha me dado conta: utilizar o Marketing 5.0 para tornar a jornada dos clientes da AmPm cada vez mais bacana.
Assim aconteceu o painel, junto com pessoas conhecedoras do assunto. Invariavelmente, quando acaba um evento como esse, com uma discussão tão rica, paira a sensação de se conhecer, ao mesmo tempo, muito e nada sobre um assunto, pois ainda há uma quantidade infinita de conteúdo a ser destrinchado.
No mundo da inteligência artificial, dos algoritmos, da automação e da robótica, se não ficamos com a sensação de que existe muito mais a se descobrir é porque nos cansamos de aprender sobre o assunto. Então, fica a dica: hora de partirmos para outra! Este não é o meu caso, definitivamente.
Esta importante reflexão vale para o Marketing 5.0, fruto de uma pandemia que confrontou o mundo e que transformou o comportamento do consumidor. Foi algo tão radical que nos deixou ainda mais impacientes e imediatistas. Na busca por satisfação instantânea, estamos mais impulsivos. São características que nós, como novos consumidores, adquirimos durante a grande avalanche da aceleração digital.
O acesso à informação nos empoderou e nos tornou mais arrojados. Com smartphones poderosos, fazemos compras a qualquer momento. As marcas precisaram despertar para o mundo virtual, e já estão muito presentes no mobile…Tudo isso só aumenta as nossas expectativas como consumidores.
E o que, de mais precioso, nós, profissionais de marketing, ganhamos? Dados do consumidor.
Se temos a informação, mais que nunca está sob nossa responsabilidade a necessidade de entender muito bem o comportamento do cliente. E, a partir disso, devemos facilitar o seu processo de compra, entregando a ele serviços e produtos personalizados, considerando toda a sua jornada de consumo.
Viviane Aben Athar é fuels and C-Store Retail GTM da Accenture Interactive Latam.