FoodBiz

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Consumo de café segue em alta no Brasil

Impulsionado pela onda de cafés especiais que teve início há 15 anos, os brasileiros consomem 73 bilhões de xícaras de café por ano. Apesar da crise econômica gerada pela pandemia, a procura por café seguiu seu ritmo de crescimento. Segundo dados da Abic (Associação Brasileira da Indústria de Café), foram 21,2 milhões de sacas entre novembro de 2019 e outubro de 2020, o que representa uma alta de 1,34% em relação ao período anterior.

Entre os principais canais de distribuição estão os supermercados regionais, redes médias e pequenos varejos que representam, juntos, 57,6% do faturamento das indústrias. As padarias representam 3,9% do total, enquanto as cafeterias, 1,6%.

“É importante entendermos como a nossa indústria está organizada para identificarmos como podemos auxiliar na melhoria do parque industrial e na estruturação desses negócios, consequentemente oferecendo um produto com ainda mais qualidade para o consumidor”, explica Ricardo Silveira, presidente da Abic.

Hoje, mais de 300 mil produtores cultivam o grão no Brasil e centenas de municípios tem o produto como principal fonte de receita. A produção industrial está bastante concentrada no Sudeste, que detém 76,6% do mercado. Em segundo lugar vem o Nordeste, com 15,4%. Para distribuir o café desenvolvido nas empresas, 62% dos associados da Abic usam frota própria.

O grão torrado e moído continua reinando absoluto, com impacto de 81,4% no faturamento das empresas. Mas, apesar de estar em segundo lugar, o tipo torrado em grão saltou de 3,4% de participação em 2000 para 15% em 2020.

Dia do Mundial do Café

O Dia Mundial do Café é comemorado anualmente em 14 de abril. No Brasil, o Dia Nacional do Café é comemorado em 24 de maio, data que marca o início da colheita no Brasil.

Imagem: Marcelo Camargo/Agência Brasil