FoodBiz

PUBLICIDADE

GPA e Connecting Food evitam perdas de mais de 1,2 mil toneladas de alimentos

freepik

Desde 2018, a foodtech brasileira Connecting Food, pioneira na conexão de alimentos fora dos padrões comerciais, mas ainda próprios para consumo, com organizações sociais que atendem populações em situação de vulnerabilidade, mantém uma parceria estratégica com o Instituto GPA – braço de responsabilidade social do GPA, um dos maiores grupos varejistas do setor alimentício no Brasil.

Juntas, as instituições promovem o programa Parceria Contra o Desperdício, que consiste na doação de alimentos com aparência fora do padrão estético para venda, mas em plenas condições de consumo. Apenas no último ano, a iniciativa evitou o descarte de 1,2 mil toneladas de alimentos, que foram transformadas em 2,2 milhões de refeições distribuídas a 251 Organizações da Sociedade Civil (OSCs) em todo o país.

Tecnologia e impacto social lado a lado

Segundo Priscila Socoloski, CEO da Connecting Food, a solução desenvolvida pela foodtech é escalável e eficiente, contribuindo não só para a redução da insegurança alimentar, mas também para a mitigação das mudanças climáticas. “Nossa atuação junto ao Instituto GPA gera impactos positivos para a sociedade, meio ambiente e para o próprio setor empresarial, ao fortalecer a agenda ESG com foco em transparência, equidade e responsabilidade”, afirma.

A expertise da Connecting Food em gestão de doações e consultoria estratégica tem sido fundamental para o crescimento do programa. Atualmente, a empresa é responsável pela coordenação da doação de excedentes de 375 lojas do grupo GPA, adotando protocolos rigorosos, análise de dados, processos ágeis e ações contínuas de capacitação e engajamento das equipes.

Desde 2019, a parceria já redirecionou 14,2 mil toneladas de alimentos, contribuindo para a oferta de 26,5 milhões de refeições a quem mais precisa.

Um compromisso com o futuro

Para Renata Amaral, gerente do Instituto GPA, o combate ao desperdício é uma prioridade estratégica. “Trabalhamos essa questão em toda a cadeia do negócio – desde o desenvolvimento de produtos até a operação nas lojas. O programa Parceria Contra o Desperdício concretiza nosso propósito de alimentar sonhos e vidas, redirecionando alimentos para instituições sociais e bancos de alimentos que ampliam o acesso à alimentação para milhares de pessoas.”

A experiência reforça como parcerias bem estruturadas entre o setor privado e organizações sociais podem transformar desafios logísticos e ambientais em soluções sustentáveis e de grande impacto social.

Compartilhar