FoodBiz

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

ERP com foco no foodservice ganha espaço em bares e restaurantes

Com mais de 20 anos de história, o paulistano Bar do Juarez encontrou em uma solução digital de gestão empresarial (ERP) especializada no segmento de foodservice uma importante ferramenta de apoio para sobreviver à crise econômica gerada pela pandemia.

“Tivemos uma queda brutal de faturamento e, para não fecharmos as portas, foi preciso buscar uma solução que melhorasse o gerenciamento de nossos custos e que interligasse todos os processos do bar, incluindo a parte fiscal, de insumos e o delivery”, conta Lucas Alves, sócio e diretor do Bar do Juarez.

Com quatro unidades na capital paulista (Moema, Itaim, Brooklin e Pinheiros), a rede firmou uma parceria com a ACOM Sistemas, empresa que tem um ERP batizado de Everest que foi especialmente voltado para solucionar as demandas do ramo de foodservice.

“Apesar do cenário trágico, conseguimos sobreviver ao pior momento da pandemia graças a um bom planejamento financeiro auxiliado pelo ERP Everest, com o qual pudemos fazer uma programação exata das contas a pagar/receber e não deixarmos de cumprir com nenhuma de nossas obrigações financeiras”, ressalta o sócio do Bar do Juarez.

Eduardo Ferreira, CCO da ACOM, explica que a plataforma Everest permite aos empresários do setor de alimentos desenvolver um ecossistema de gestão corporativa integrada, que relaciona ações e dados pertinentes aos diversos ambientes operacionais e estratégicos de suas empresas em uma única tecnologia.

“Com arquitetura desenvolvida na nuvem e fazendo uso de Machine Learning, o Everest é um sistema fácil de utilizar. Isso porque sua interface é extremamente amigável, com a visualização dos processos de forma simples e um Business Intelligence que exibe os resultados por meio de Dashboards e relatórios analíticos, que podem ser consultados inclusive via mobile”, diz Ferreira.

Ele acrescenta que a solução conta com uma funcionalidade denominada Monitor de Lojas, com a qual o dono do estabelecimento consegue ter uma ampla visão dos processos contábeis do seu negócio, como a apuração das movimentações de caixa, as conciliações financeiras programadas e realizadas, produtos com cadastros inválidos, o controle das notas fiscais emitidas ao consumidor (NFC-e), entre outras atividades, que podem ser validadas antes mesmo de entrarem no fluxo de processamento do ERP.

Além do Monitor de Lojas, o ERP oferece a funcionalidade Portal de Lojas, onde o usuário do setor de foodservice pode ter acesso a uma série de ações voltadas à eficiência da operação, como acesso ao controle de inventários, requisições de compras, conferência de pedidos, registro da entrada de novas mercadorias, abertura e fechamento diário de caixa.

Imagens: Divulgação