FoodBiz

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Nova fábrica da BRF tem sustentabilidade como foco

A nova fábrica da BRF, que está em construção no munícipio de Seropédica, no Rio de Janeiro, foi integralmente planejada para contemplar ações e iniciativas voltadas à sustentabilidade e à preservação do meio ambiente em suas operações.

A empresa enxerga a relevância de sua responsabilidade corporativa e sua atuação como promotora do desenvolvimento sustentável ao resguardar espécies raras detectadas no local. Atualmente, a fábrica é responsável por preservar e manter árvores ameaçadas de extinção no Brasil, monitorar Rivulídeos – peixes encontrados apenas em poças d’água em épocas de chuva – e pelo plantio florestal na área do Rio Guandu.

Ao receber a Licença Prévia de Instalação (LPI) para a construção da fábrica de Seropédica, foram identificadas 13 árvores da espécie Tabebuia Cassinoides, popularmente conhecida como Caixeta. Por causa da descoberta, a Companhia alterou o projeto da unidade para criar uma reserva legal de preservação da espécie, considerada rara e em extinção no Brasil. A aprovação foi concedida pelo Instituto Estadual do Ambiente (INEA), órgão responsável pelo licenciamento ambiental do local.

Plano de Monitoramento de Rivulídeos

Com a LPI, a BRF também pode elaborar o Plano de Monitoramento de Rivulídeos, espécie popularmente conhecida como peixes de nuvem, em 2018. Por se tratar de um animal encontrado sazonalmente em poças d’água, o monitoramento teve início em novembro de 2019. Com o auxílio de pesquisadores do Laboratório de Ecologia de Peixes (LEP) da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), foi possível localizar os peixes nas poças e preservar a região a fim de resguardar a espécie de intervenções humanas.

Para atender a área de proteção ambiental, a companhia modificou a planta da fábrica e firmou convênio com a Fundação de Apoio à Pesquisa Científica e Tecnológica da UFRRJ (Fapur), para que o processo de acompanhamento da qualidade da água, do habitat e a análise de parâmetros populacionais dos peixes possam abastecer os bancos de dados de órgãos ambientais, além de manter ações de manejo e conservação da espécie.

Também como parte das iniciativas sustentáveis da unidade, a BRF, junto à prefeitura de Seropédica e ao Programa Olhos D’água, do Instituto Terra, realizou o plantio florestal de uma área de 11.300m² na bacia do Rio Guandu, principal provedora de água para a cidade do Rio de Janeiro e Baixada Fluminense.

O plantio foi efetuado no entorno de uma nascente, que é fonte de água para um produtor rural da região e será mantido pela Companhia pelos próximos três anos. “A BRF é uma empresa sustentável e comprometida com o meio ambiente e isso faz parte do propósito da Companhia, pois trabalhamos em diversas frentes para que iniciativas e ações sejam de fato viabilizadas nesse sentido. A sustentabilidade faz parte da nossa essência e é fundamental a contribuição da nossa parte pelo todo”, declara Mariana Modesto, diretora de Sustentabilidade da BRF.

A fábrica de Seropédica será responsável pela produção de salsichas congeladas da marca Perdigão e contará com cerca de 300 funcionários efetivos.

Imagem: Divulgação