Apenas cidadãos que receberam as duas doses da vacina ou que já foram infectados pela covid-19 poderão fazer refeições em ambientes fechados em bares e restaurantes da Irlanda. O anúncio foi feito pelo primeiro-ministro Michael Martin, segundo reportagem do Valor Econômico.
“A maneira mais segura de prosseguir com o retorno à hospitalidade interna é limitar o acesso àqueles que foram totalmente vacinados ou se recuperaram da infecção por covid-19”, disse Martin.
A ideia era encerrar as restrições em estabelecimentos que servem refeições, na segunda-feira, mas a flexibilização foi adiada até que um novo sistema de certificação de vacinas seja implementado. Cerca de 41% da população adulta da Irlanda havia sido totalmente vacinada até a segunda-feira (28). Outros 65% receberam a primeira dose.
Bares, restaurantes e cafés ficaram fechados ao público na maior parte dos últimos 16 meses. No fim de dezembro o país entrou em lockdown para controlar a propagação da covid-19 e mantém algumas das restrições de viagens mais rigorosas da União Europeia. Comer e beber ao ar livre passou a ser permitido a partir de 7 de junho.
A Irlanda tem a quinta maior taxa de infecções por covid-19 dos 31 países monitorados pelo Centro Europeu de Controle de Doenças.
Com informações de Valor Econômico
Foto: Reprodução