FoodBiz

Restaurantes vão poder trabalhar com 30% de ocupação em SP

Com um pequeno aumento no número de casos de covid-19 e o receio de uma possível terceira onda da pandemia, o governo de São Paulo prorrogou até o dia 23 de maio a fase de transição do Plano São Paulo, com ampliação do horário de funcionamento e da capacidade de atendimento. Bares, restaurantes e similares vão poder funcionar em horário ampliado, das 6h às 21h, com capacidade de ocupação de 30%.

Os estabelecimentos devem continuar seguindo os protocolos sanitários, que incluem distanciamento de dois metros entre as mesas, obrigatoriedade do uso de máscara e álcool em gel.

Mudança de fase

A fase de transição começou no dia 18 de abril, quando o estado de São Paulo avançou da fase emergencial, em que a maioria do comércio estava com portas fechadas.

Com a flexibilização, as novas regras têm semelhanças com a fase laranja de restrição. Porém, nessa etapa, é permitida a presença de até 40% de pessoas nos estabelecimentos. Com a mudança de horário, o toque de recolher passa a ser das 21h às 5h.

No Rio

A Prefeitura do Rio de Janeiro anunciou que bares, restaurantes e quiosques não têm mais limite de horário de funcionamento, podendo inclusive oferecer música ao vivo até as 23h, contanto que os clientes estejam sentados e seja mantida distância mínima de 2 metros entre as mesas.

Casas de espetáculo, museus e entretenimento em geral também podem operar, mas com limite de 40% de ocupação em ambientes fechados e 60% em abertos.

O decreto com a publicação das regras tem validade até 20 de maio. Apesar de o decreto não citar praias, parques e cachoeiras, segundo a Prefeitura, esses locais passam a ser liberados também nos finais de semana e feriados. Antes, só era permitido frequentar esses espaços nos dias úteis.

Imagem: Tânia Rego/Agência Brasil