FoodBiz

Superapp Rappi anuncia iniciativa de dark stores no Brasil

O aplicativo Rappi vai lançar 26 dark stores para atender os serviços de delivery do superapp no Brasil. O objetivo é entregar itens que o usuário precisa de imediato em menos de 10 minutos e sem substituições. São produtos que vão de produtos para o café da manhã, bebidas geladas, azeites especiais, pães e frutas frescas e importadas, patês, queijo brie e presunto serrano até acessórios e produtos de limpeza, entre outros.

“As novas lojas terão um mix completo dos melhores produtos premium dos varejos parceiros do Rappi para que os usuários possam obter seus itens favoritos em minutos”, afirma a diretora global de Supermercados, Farmácias e Bebidas do Rappi, Ana Bogus.

As dark stores são galpões otimizados para picking e packing express – ou preparação e retirada rápida de pedidos. “Esses locais são organizados de acordo com o nível de saída dos produtos. Com uma tecnologia desenvolvida in-house, é possível montar o pedido em menos de dois minutos dentro da dark store enquanto o entregador parceiro já está no caminho para retirada.”

Na prática, as dark stores possibilitam momentos de venda adicionais para os varejos parceiros e momentos de compra adicionais aos usuários do Rappi. “Você decide que quer uma sobremesa e o sorvete chega antes mesmo de terminar o vinho; a massa está no forno, mas você ainda pode comprar e colocar o queijo parmesão antes dela ficar pronta; você vai dormir e percebe que está sem leite de amêndoa e o produto chega antes de você escovar os dentes – são inúmeras as situações do dia a dia”, exemplifica Ana Bogus.

Rappi lança serviço no Brasil e no México

Inicialmente, o serviço será inaugurado de forma simultânea em algumas das principais cidades de atuação do Rappi no Brasil: São Paulo, Campinas, Curitiba, Recife e Fortaleza – e também no México. “As primeiras localidades foram definidas com base nos dados de maior demanda dos usuários do Rappi, com raio de entrega compatível para o delivery acontecer dentro do tempo limite proposto”, diz.

A projeção do Rappi é expandir a área de atuação e chegar a 60 dark stores ainda no primeiro semestre e 100 até o final de 2021. A entrega em menos de 10 minutos terá o mesmo valor do frete convencional, e será gratuita para usuários Rappi Prime com pedidos acima de R$ 30.

De acordo com Ann Bogus, entregar as compras em até 10 minutos é um comprometimento com o usuário, que receberá os produtos ainda mais rapidamente do que ocorre hoje e sem substituições ou interrupções, além de ser uma grande oportunidade para as marcas aliadas conquistarem o público por meio de ações de trade marketing. “O lançamento das dark stores permitirá ao Rappi otimizar a logística de ponta a ponta e evitar eventuais problemas com falta de estoque ou cancelamentos, e entrega de pedidos com defeitos”, ressalta.

Em 2020, o Rappi registrou um crescimento de 79% na vertical de Supermercados, Bebidas e Farmácias no Brasil. “Estamos entrando em um mercado de atuação ainda inexplorado no País. Trata-se de um novo passo na direção do chamado ‘quick commerce‘, que pode acelerar ainda mais a mudança na maneira como as pessoas consomem”, finaliza a executiva.

Foto: Bigstock