FoodBiz

Mondelez compra fabricante grega de panificação Chipita

A companhia de alimentos Mondelez International, dos Estados Unidos, comprou a fabricante grega de produtos de panificação Chipita, por US$ 2 bilhões, anunciou nesta quarta-feira (26) a empresa norte-americana. A informação foi divulgada pelo Broadcast da Agência Estado.

A aquisição vai adicionar uma nova categoria de produtos ao portfólio da Mondelez e expandir o alcance geográfico da companhia. A Chipita atua na Europa Central e no Leste Europeu. A Mondelez espera financiar o negócio com caixa disponível e emissão de dívida.

A Chipita, uma empresa de 40 anos, gerou receita de US$ 580 milhões em 2020. A aquisição não inclui o negócio de processamento de carne, P.G. Nikas, ou a participação minoritária da Chipita em uma joint venture na Índia. Os produtos da companhia são fabricados em 13 unidades e vendidos em 50 países.

Até agora, apenas em 2021, a Mondelez comprou a companhia britânica de nutrição Grenade, a fabricante australiana de biscoitos Gourmet Food Holdings e a fabricante de chocolates saudáveis Hu Master Holdings.

Reportagem do site Bloomberg mostradestaca que as maiores empresas de alimentos do mundo têm procurado nos últimos anos adquirir empresas menores e de crescimento mais rápido enquanto descarregam ativos não essenciais.

A Unilever Plc vendeu seu grande negócio de margarinas e spreads em 2018 e desde então adquiriu marcas como o chá Tazo, Sundial Brands e Carver Korea. Também adquiriu a Graze, a empresa de lanches saudáveis do Reino Unido, a fabricante holandesa de carnes falsas Vegetarian Butcher e uma produtora de sorvete romena.

A Nestlé SA, a maior empresa de alimentos do mundo, abandonou sua unidade de confeitaria nos EUA e colocou seu negócio de sorvetes lá em uma joint venture com o objetivo de se concentrar na aquisição de suplementos nutricionais e vitaminas. Também está expandindo seus negócios de café e vegetais.

Foto: Divulgação