FoodBiz

A tecnologia unida ao marketing para a transformação do mercado

Em nosso artigo de hoje, vamos unir uma visão compartilhada entre Tecnologia da Informação (TI), plataformas digitais de vendas online e marketing para distribuidores.

Mais do que nunca, o marketing, para o elo da distribuição no foodservice, está aliado à transformação digital e diferentes tecnologias. Alguns dos desafios do marketing atual são: foco em análise de dados (data driven), novos desenhos da jornada de compras dos clientes e inovação em produtos e suas experiências/serviços. E isso nos exige novas perspectivas e agilidade para uma forma criativa de agir com muita tecnologia embarcada.

Para fazer acontecer um marketing com análise de dados, em que as ideias e tomadas de decisões passam a ser ágeis e com o rápido acerto dos desvios de rotas, precisamos atuar em conjunto com tecnologias como Power BI, Google Trends e Inteligência Artificial de comportamento de compra por cliente, por segmento, por região e muito mais. Tudo acontece em rede. Diria que somos cada vez mais interdependentes.

No desenho da jornada de compra com os clientes ao centro (customers and clients centric), destacamos: atendimento ágil e personalizado, inovação em produtos e suas experiências e atuação omnichannel. Tudo isso só é possível com tecnologias como meio, como por exemplo um CRM para excelência em vendas, ferramentas para gestão de comunidades da equipe de vendas e clientes e operação de logística integrada às vendas suportadas por sistemas de gestão da operação, que permitem a melhor experiência ao usuário final.

E um destaque especial, acelerado pela pandemia, é a venda de produtos online. Seja pela plataforma própria, seja por marketplaces, ela já se tornou realidade no modelo de distribuição para foodservice e pequeno varejo, em que a plataforma passa a ser um grande serviço aos operadores/usuários. Dentre muitas facilidades, podemos citar a compra feita de qualquer local, em qualquer horário e com acesso ao mix completo de produtos, incluindo informações nutricionais e seus usos.

Mais do que nunca, o marketing digital unido à tecnologia traz resultados exponenciais, com aumento de produtividade e valor agregado na jornada da compra junto aos clientes.

Esses são alguns dos desafios e realizações para que tecnologia e marketing caminhem juntos, em um mundo que demanda cada vez mais das empresas um propósito maior, que sejam inovadoras e sustentáveis, e assim impactem positivamente todos seus stakeholders da cadeia.

 

 

Ana Paula Vaz é gerente de Marketing & Trade da Bidfood Brasil e embaixadora do Capitalismo Consciente. Colaboração: Fabio Castanheira, gerente de Inovação Digital e Guilherme Carvalho, gerente de TI.