FoodBiz

Cargill fecha parceria para coleta de óleo e gordura vegetal

A Cargill acaba de fechar uma parceria com 75 unidades das redes Outback e Abbraccio para coleta de óleo e gordura vegetal residual. A atividade faz parte do programa Ação Renove o Meio Ambiente, endossado pela marca Liza, que busca oportunidades para contribuir de forma efetiva com a preservação ambiental

Com essa parceria, a rede terá a possibilidade de rastrear a destinação de cada litro descartado por meio de programa exclusivo, além de receber uma receita pelo resíduo recolhido.

A companhia oferecerá materiais de comunicação, certificação de empresas coletoras e sistema de rastreamento e gestão online para os restaurantes.

Além disso, os funcionários de todas as unidades receberão treinamento específico para conhecerem as empresas coletoras credenciadas e a forma correta de descartar o óleo utilizado na cozinha a fim de evitar os impactos ambientais causados pelo descarte incorreto do material.

Todo o resíduo coletado é transformado em matéria prima para produção de produtos sustentáveis, como o biodiesel.

Economia circular

“O programa Ação Renove o Meio Ambiente é um grande exemplo de economia circular. Vendemos o produto e somos responsáveis pela coleta do resíduo gerado, transformando em matéria prima para outro produto! E ter o Outback com a gente é uma satisfação muito grande e um sinal de que estamos no caminho certo em nosso compromisso de tornar nossas cadeias de fornecimento ainda mais sustentáveis”, declara Marcio Barela, Coordenador de Sustentabilidade da Cargill.

“O cuidado com o descarte correto do óleo utilizado em nossas cozinhas é de extrema importância para a existência de uma cadeia sustentável de produção. Esse pilar está alinhado à nossa missão de oferecer experiências incríveis aos nossos consumidores, sempre prezando pelo cuidado e responsabilidade em todas as etapas. Por isso, estamos muito gratos em ter a Cargill como parceira nesta jornada, coletando os resíduos e transformando-os em produtos sustentáveis”, comenta Rafael Gentile, Gerente de Supply Chain da Bloomin’ Brands.

Foto: BIGSTOCK