FoodBiz

IFB: Redes de franquias mantêm planos de expansão

Embora as redes tenham tido uma queda de 35% no faturamento e de 5% na quantidade de lojas em operação segundo o Instituto Foodservice Brasil (IFB), a procura por franquias teve um aumento de 6,5% de acordo com a Associação Brasileira de Franchising (ABF).

O levantamento feito pelo IFB foi destaque da reportagem publicada nesta quinta (22) no suplemento Bom Gourmet Negócios, do jornal Gazeta do Povo.

A reportagem revela que, a despeito da quebradeira causada pela pandemia, algumas redes de lanchonetes e restaurantes estão crescendo em plena crise sanitária.

É o caso da rede de pizzarias Oca de Savoia, que conta com 20 unidades e pretende terminar 2021 com 140 operações em todo o Brasil. Especializada em rodízios e na venda de pizzas em pedaços, a marca criada em 2008 em Porto Alegre se adaptou bem ao delivery. Atuando no modelo de franquias desde 2012, a Oca de Savoia criou um modelo voltado às entregas, com um pequeno espaço para consumo no local.

Já a rede de cafeterias Splash Bebidas Urbanas aproveitou o aumento na oferta de pontos comerciais disponíveis para locação e está apostando num modelo de negócios que dispensa a presença de cozinha local e permite transformar as lojas vagas com pouco investimento. A rede conta com 42 lojas em funcionamento no Sul, Sudeste e Distrito Federal, e prevê abrir 18 novas unidades até o final de 2021.

Um dos focos da Splash são lojas de shopping centers, que antes da pandemia eram inviáveis. Segundo a reportagem do Gourmet Negócios, as operações abertas durante a crise do coronavírus são as que estão apresentando melhor desempenhando.

Já a rede catarinense de cafeterias Café Cultura, que conta com 19 operações em funcionamento, pretende chegar a 260 até 2026. Para alcançar tal meta, a marca também está de olho nas oportunidades geradas pela crise.

Foto: Reprodução