FoodBiz

Cargill aposta em chocolates gourmet sustentáveis e com perfil de sabor exclusivo

A Cargill aproveitou a chegada da Páscoa para expandir sua linha Veliche de chocolates gourmet. Voltados a chefs, chocolatiers e confeiteiros de todo o mundo, os dois novos produtos são da família Signature Origins e oferecem sabores intensos, obtidos a partir de cacau cultivado em El Salvador e na República Democrática do Congo.

“Ao desenvolver nossos novos produtos Signature Origins, pesquisamos as regiões de cultivo de cacau do mundo para trazer chocolates com perfis de sabor exclusivos, que realmente se diferenciam das alternativas disponíveis no mercado gourmet atualmente”, disse Wim Bastiaens, diretor de distribuição da Cargill.

O resultado desse processo, ele diz, foi o desenvolvimento dos chocolates escuros para coberturas Usulután 65 Signature Origin (de El Salvador) e Okapi 65 Signature Origin (da República Democrática do Congo).

Grãos altamente valorizados

El Salvador, diz o expert da Cargill, não produz grandes volumes de cacau. A estratégia do País tem sido explorar os nichos gourmet com grãos altamente valorizados, que crescem em ricos solos vulcânicos.

Para facilitar o acesso de chefs e confeiteiros ao cacau do País, a Cargill fez uma parceria com a terceira geração de produtores de cacau da Hacienda San José Real de la Carrera, referência em El Salvador por seus grãos de cacau saborosos e infundidos com notas complexas de nozes, frutas e flores.

Já na República Democrática do Congo a Cargill atua com a Cooperativa Okapi, que produz um cacau herbáceo intenso, com sabores de especiarias e frutas secas. Esses grãos de cacau exclusivos são cultivados exclusivamente para a Cargill e usados para fabricar seu chocolate escuro de cobertura Okapi Signature Origins.

Além da expansão do mix de produtos, a Cargill renovou o site e as embalagens de sua linha Signature Origins, que mostram os diversos chefs e agricultores por trás do chocolate gourmet da empresa.

Chocolates de fontes 100% sustentáveis

Lançada no mercado gourmet em 2016, a marca Veliche aposta na sustentabilidade com embalagens reutilizáveis e recicláveis e produtos de cacau e chocolate provenientes de fontes sustentáveis e certificados pela Rainforest Alliance.

“Cinco anos depois, ainda somos a única linha gourmet a oferecer cacau e chocolate de origem 100% sustentável. Agora estamos dando um passo adiante, revelando um programa projetado para apoiar o empreendedorismo em nossos países de origem do cacau”, diz o diretor de distribuição da empresa.

A Cargill está investindo US$ 950 mil em uma iniciativa na Costa do Marfim que visa capacitar famílias de produtores de cacau a se tornarem “agroempresários” e gerenciarem suas fazendas como empresas.

O programa, implementado por meio da organização sem fins lucrativos TechnoServe, inclui treinamento individual em boas práticas agrícolas, fornece suporte com diversificação de renda dentro e fora da fazenda e treinamento em empreendedorismo para mulheres e jovens.

Imagem: Divulgação