O barbecue foi apontado, em pesquisa feita pela indústria de alimentos Kerry, como a principal tendência mundial do sabor em 2021. O produto foi destacado em todas as suas variações e dentro de diversas categorias, como snacks, carnes, alternativas de carne à base de plantas, vegetais, molhos, marinados e condimentos.
Um total de 26 tipos de barbecue, sabores defumados e grelhados foram identificados no Taste Charts da Kerry na América Latina, Europa, APMEA (Asia Pacifico, Oriente Médio e África) e América do Norte. Destes sabores, doze foram considerados “emergentes”, enquanto outros cinco constituíam a categoria “tendências em alta”.
Segundo a Innova, um em cada sete novos produtos desenvolvidos em todo o mundo é voltado para o sabor barbecue; na Europa, 43% dos novos lançamentos de alimentos e bebidas em 2021 apresentavam este ingrediente. A Ásia tem o maior potencial, com o aumento do lançamento de novos produtos em quase um terço (para 21%) nos últimos cinco anos.
Além disso, mais de 33% de todos os molhos e produtos temperados lançados durante 2016 e 2020 chamam a atenção para o barbecue em seus rótulos, juntamente a 30% dos novos produtos da categoria de snacks.
O sabor está agora classificado em terceiro lugar na lista dos melhores sabores de snacks a nível mundial, e em quinto em sabores de carne (“defumado” é o número um). Na América Latina, o sabor barbecue cresceu 20% nos lançamentos de novos produtos em 2021, em comparação com o ano anterior. Especialmente a categoria de salgadinhos tem visto o maior número de produtos com este sabor.
Novos itens sabor barbecue
A diretora global de Insights da Kerry, Soumya Nair, comentou sobre o status do sabor: “O Barbecue pode ser apenas o novo sabor favorito do mundo, e a tendência global que os nossos analistas estão avaliando neste momento mostra que os consumidores estão à procura de novos sabores específicos e variações com inspirações étnicas – tais como coreano, texano ou brasileiro – em vários produtos de carne e snacks. Os consumidores adoram o equilíbrio de dulçor, sal, especiarias e defumado que parece melhorar praticamente qualquer aplicação, e testemunhamos regularmente novos itens com sabor barbecue que aparecem nos menus e em lançamentos de produtos tais como snacks, carnes e proteínas alternativas.”
Ela complementa: “Nossa pesquisa confirma que atualmente os consumidores em todo o mundo buscam pratos, snacks e sabores inspirados em diferentes culturas, e além disso, também demandam experiências autênticas e características de paladar que são fiéis a determinadas regiões de origem. Estão ativamente à procura de snacks, molhos e produtos cárneos inovadores no mercado, entre outras variedades de produtos. Inovações com sabores autênticos de barbecue, além da resposta rápida ao mercado, são fatores chave para liderar um mercado tão dinâmico.”
A Kerry identificou 39 principais variações do sabor barbecue conectado a diferentes tradições no mundo, desde Memphis e Texas na América do Norte a Kebab no Oriente Médio, Yakitori, Char Sui e Tandoori na Ásia, Khorovats da Armênia, a Jerk na América Latina. Barbecue também começou a entrar na tendência “mash-up”, com curry, sweet chilie churrasco na cerveja que começaram a emergir globalmente.
Nair acrescenta: “Para acompanhar os desejos do consumidor, as marcas devem trabalhar seus produtos e lançamentos de forma ágil, de modo a acompanhar a evolução e nuances de sabor que se tornaram mais complexas e culturalmente conhecidas através do sabor barbecue. É vital, neste ambiente de mudanças, que inovações com o conceito barbecue satisfaçam as expectativas dos consumidores quanto ao sabor “real” e sua autenticidade de um preparo feito na brasa. Embora o barbecue tenha uma leitura diferente em cada região do planeta, o fogo é o método de cozimento mais antigo do mundo e, por assim dizer, está gravado e presente globalmente em nosso DNA.”
Imagem: Divulgação