FoodBiz

Conheça os resultados da Top Foodservice, a 1ª pesquisa Top of Mind do foodservice do Brasil

Chegou a hora de conhecer os resultados da
1ª Pesquisa Top of Mind do setor de Foodservice do Brasil

Independente do setor de atuação ou produto/serviço oferecido, uma das posições mais almejadas do mercado é, sem dúvida, o 1º lugar na lembrança dos clientes.

Afinal, só uma marca de sucesso e que causa uma boa impressão no seu público consegue alcançar essa conquista. E na área da alimentação fora do lar não poderia ser diferente.

Com a concorrência aumentando cada vez mais, é muito importante para as marcas permanecerem na lembrança dos clientes – e se possível, estar em 1º lugar.

Foi pensando nisso que, em parceria com o IPESO Instituto de Pesquisa, o IFB – Instituto Foodservice Brasil elaborou a Top Foodservice, uma pesquisa especial para saber mais sobre como os operadores enxergam as principais marcas do mercado e entender melhor quais são as mais lembradas!

Conheça a Top Foodservice

Idealizada pelo Instituto de Pesquisa IPESO, a Top Foodservice é uma iniciativa inédita no mercado! Apesar de seguir os moldes da pesquisa Top of Mind, essa é a primeira pesquisa brasileiro voltada para compreender como os operadores enxergam as marcas de seus fornecedores. 

A pesquisa foi realizada em todas as capitais brasileiras durante todo o mês de novembro, com  estabelecimentos dos mais diversos segmentos. A pesquisa Top of Mind é uma pesquisa quantitativa, que utiliza o método descritivo estatístico com entrevistas pelo telefone.

Plano Amostral

O Universo considerado para retirada da amostra é composto de “Todos os proprietários e responsáveis pelas compras de abastecimento de Restaurantes, Padarias e Lanchonetes de todas as capitais brasileiras”.

Foi utilizado o método Probabilístico estratificado proporcional à população dos Estados e intencionalmente desproporcional em relação ao tipo de estabelecimento: a amostra contempla mais restaurantes e padarias e menos lanchonetes do que existe no universo.

Foi colhida uma amostra de 760 estabelecimentos, assim distribuídos: 400 restaurantes, 200 padarias e 160 lanchonetes. Os estabelecimentos foram sorteados por meio de pulo sistemático em listagem. Em cada estabelecimento foi entrevistado o proprietário ou responsável por compras do estabelecimento.

Margem de Erro

A margem de erro para a amostra é de 3,6% com 95% de nível de confiança.

Trabalho de Campo

Para a coleta dos dados foram utilizados questionários estruturados do tipo não-disfarçado. Cada entrevista corresponde a um questionário. Nas perguntas de lembrança espontânea – todas com resposta única e aberta – os enunciados das perguntas mencionaram sempre “…para o seu estabelecimento” para manter o foco do respondente no Foodservice.

Quando o respondente não quis emitir a sua opinião sobre uma pergunta ou apresentou-se indeciso ou não se lembrou, foi anotado no questionário a opção “não sabe responder”. 

Checagem e Controle

O IPESO mantém um rígido controle sobre o trabalho de campo. Ao término do trabalho de campo foram sorteados para checagem 25% dos questionários, de todos os entrevistadores, de todos os dias e nenhum engano foi constatado.

“Mais uma vez o IPESO inova no mercado Foodservice brasileiro. A pesquisa Top Foodservice é uma importante ferramenta para que os gestores possam avaliar a força das suas marcas entre os operadores.”, comenta Victor Trujillo CEO do IPESO.

A importância da pesquisa

Através de pesquisas como essas, os gestores que fornecem para os operadores do foodservice conseguem entender melhor como anda a imagem da marca do seu produto. Uma marca forte pode ser critério de decisão de uma compra, principalmente quando os preços são próximos. 

Com os resultados de um estudo como esse, as marcas poderão tomar as medidas e ações necessárias, seja para crescer mais e, assim, alcançar o topo da lista ou até mesmo pensar em novos posicionamentos para ajudá-las a se manter no primeiro lugar de uma listagem tão importante como essa!

Segundo Ingrid Devisate, diretora executiva do IFB a pesquisa mira os holofotes nas marcas do setor, “Apoiamos a primeira Top of Mind do foodservice, para contribuir com o reconhecimento e gerar valor para as marcas, o IFB apoia iniciativas que ajudem a desenvolver o mercado de alimentação fora do lar, e a pesquisa Top Foodservice trará mais força e legitimidade.”

A seguir, reunimos alguns dos resultados das principais categorias da pesquisa:

Atacado de Autosserviço

Para os profissionais que trabalham no setor de foodservice, essa é uma das perguntas mais relevantes da pesquisa. Quando perguntados qual é a primeira marca que vem à cabeça quando o assunto é Atacado de Autosserviço para o seu estabelecimento, os resultados foram os seguintes: Atacadão (32,1%), Assaí (18,2%) e Makro (4,2%). Em seguida, ficaram atacados como Nova Safra e Fort Atacadista. 

top-of-mind-foodservice-atacado

Batata frita congelada

Outro item bastante utilizado em diversos estabelecimentos voltados ao foodservice são as batatas fritas congeladas. Quando questionados sobre a primeira marca que lhes vinha à cabeça, o resultado final foi o seguinte: McCain em 1º lugar (33,4%), Bem Brasil (12,6%) em 2º e Sadia (6,1%) em 3º colocado. Marcas como Mais Batata e Aurora também aparecem no gráfico.

top-of-mind-foodservice-batata-frita

Linguiça Calabresa Fatiada

Já quando o tema da pesquisa foi a primeira marca de linguiça calabresa fatiada para o estabelecimento, o resultado foi o seguinte: Sadia (34,7%) em 1º lugar, Perdigão (14,5%) em 2º e Seara (12,4%) em 3º lugar. Algo que chama bastante a atenção no resultado é a proximidade entre Perdigão e Seara. Isso mostra que ambas as marcas estão praticamente empatadas na preferência do público pesquisado. Marcas como Aurora e Ceratti também integram a lista de marcas lembradas durante a pesquisa.

top-of-mind-foodservice-calabresa

Queijo mussarela

Outro item que é quase essencial na grande maioria dos estabelecimentos de foodservice é o queijo mussarela. Presente em diversos tipos de receitas, o queijo também foi um destaques na realização da pesquisa.

Quando questionados sobre a primeira marca para os seus estabelecimentos, o resultado foi esse: em Tirolez (7,1%) em 1º lugar, Três Marias e Sadia (5,5%) empatados em 2º lugar e President (5,0%) fechando o top 3. Como deu para perceber, entre as categorias apresentadas nessa matéria essa foi a mais concorrida, não apresentando grandes diferenças entre os colocados.

top-of-mind-foodservice-queijo

Óleo de Algodão

Na categoria Óleo de Algodão, as marcas mais lembradas foram: Liza (10,8%), Soya (9,2%) e Flor de Algodão (5,3%).

top-of-mind-foodservice-

Azeite Extra-Virgem

Já na categoria Azeite Extra-Virgem, o top 3 ficou assim: Gallo (41,3%), Andorinha (9,7%) e O-Live (3,4%).

top-of-mind-foodservice-azeite

Chantilly

Na categoria Chantilly, a marca mais lembrada foi Amelia (7,6%), Vigor (5,8%) em 2ª e Fleischmann (3,7%) na 3ª posição.

top-of-mind-foodservice-chantilly

Cobertura de Chocolate

Outra categoria que estava presente na pesquisa foi a de Cobertura de Chocolate. Nela, o top 3 foi o seguinte: Nestlé (21,6%), Harald (7,1%) e Sicao (4,0%).

top-of-mind-foodservice-cobertura

Fermento Biológico

A categoria Fermento Biológico também fez parte da pesquisa. Nela, a Fleischmann (30%) ficou em 1º, Itaquera (4,7%) em 2º e Dona Benta (3,4%) em 3º.

Ketchup

Já na categoria Ketchup, os destaques ficaram para Heinz (33,4%), Hellmanns (16,6%) e Cepera (10,0%).

Pepperoni Fatiado

Quando questionados sobre Pepperoni Fatiado, o resultado foi esse: Sadia (13,4%), Ceratti (5,5%) e Seara (4,2%).

Molho de Pimenta

Na categoria Molho de Pimenta, as marcas mais lembradas entre os entrevistados foram: Tabasco (24,5%), Gota (7,4%) e Marata (5,5%).

Requeijão forneável

Outra categoria presente na pesquisa foi a de Requeijão Forneável. Muito presente em diversos tipos de receita, a marca mais lembrada foi Catupiry (18,2%), seguida de Scala (5,3%) e Vigor (4,0%).

Tempero em pó

Tempero em pó também foi uma categoria presente na pesquisa. Nela, o 1º lugar ficou com Knorr (15,5%), Arisco (7,1%) em 2º e Sazon (6,6%) em 3º.

Bacon

Já na categoria Bacon, o top 3 de marcas mais lembradas foi o seguinte: Sadia (35%), Seara (10,5%) e Perdigão (8,7%).

Cream Cheese

Na categoria Cream Cheese, as marcas mais lembradas pelos entrevistados foram: Philadelphia (12,4%), Polenghi (10,3%) e Danúbio (9,2%).

Molho Shoyu

Na categoria Molho Shoyu, os entrevistados elegeram Sakura (28,7%), Ajinomoto (5,5%) e Cepera (4,2%).

Vinagre

Outra categoria da pesquisa foi Vinagre. Nessa, as marcas mais lembradas foram: Castelo (23,4%), Minhoto (12,9%) e Peixe (3,7%).

Categorias totais que foram pesquisadas

Além das categorias principais apresentadas nessa matéria, a pesquisa Top Of Mind Foodservice IPESO também reuniu resultados de vários outros produtos que também fazem parte do dia a dia dos profissionais da área de food service.

A seguir, listamos todas as categorias que fizeram parte da pesquisa:

  1. Amaciante de carne
  2. Azeite extra-virgem
  3. Azeitonas em conserva
  4. Bacon
  5. Batata frita congelada
  6. Caldos
  7. Chantilly
  8. Cobertura de Chocolate
  9. Cream Cheese
  10. Farinha de trigo
  11. Fermento biológico
  12. Gordura Fry
  13. Hamburger
  14. Ketchup
  15. Linguiça calabresa fatiada
  16. Maionese
  17. Margarina 
  18. Milho em conserva
  19. Mistura para pão de queijo
  20. Molho de pimenta
  21. Molho de tomate
  22. Molho Shoyu
  23. Molhos para salada em sachê
  24. Óleo de algodão
  25. Pepperoni fatiado
  26. Queijo Mussarela
  27. Requeijão forneável
  28. Tempero em pó
  29. Vinagre
  30. Atacado de autosserviço