FoodBiz

A estratégia da Daus, antiga Ourolac, para reinventar a marca

Quando foi fundada em Ouroana (GO), em 2002, a Ourolac era especializada em laticínios. De lá para cá, ampliou sua atuação para outros produtos, tornando-se referência no mercado de bebidas lácteas multiuso no segmento de fast-food, com destaques para seu creme culinário e o chantilly. No começo deste ano, ela decidiu deixar mais clara a mudança de rota feita nessas quase duas décadas para se relançar para o mercado. O primeiro passo, concluído em janeiro, foi da mudança de nome para Daus – que atualmente é fornecedora de grandes marcas, como Bob’s, Oggi Sorvetes, Mezanni, Giraffas, KFC e Cacau Show.

“O nome Ourolac estava muito relacionado o negócio de laticínios, que foi aquele no qual começamos a atuar. Mas, desde um processo de transição feito entre 2008 e 2009, nós não produzíamos mais queijo. Passamos a fazer um produto que até então não exista no País, uma calda base com multiaplicações”, conta o diretor de Marketing e Pessoas da Daus, Geraldo Magela Filho. Ele destaca que, nesse período, a empresa passou por outro momento importante: a venda de um porcentual da companhia para um fundo de investimento, em setembro de 2017. A partir daí, surgiu a preocupação de se criar uma área de Marketing.

Geraldo Magela Filho, diretor de Marketing e Pessoas da Daus

“Na hora de ‘organizar a casa’, pensamos: qual vai ser o primeiro projeto? Decidimos criar um novo modelo de linguagem e escrita, um nova paleta de cores e trazer um nome que refletisse o que a gente é hoje”, conta. A agência carioca Ana Couto foi responsável por todo o rebranding e plano estratégico de lançamento da nova marca.

A escolha do nome Daus foi baseada em dois pilares. A palavra significa “Deus” em latim, e a crença é um dos valores cultivados pela empresa. Além disso, “Au” é o símbolo do ouro na tabela periódica, o que permite que, apesar da mudança de nome, ainda exista uma associação com a história da empresa que nasceu como Ourolac.

Dando sequência no fortalecimento da marca, a Adventures, Inc desenvolveu a campanha “O ponto certo de sua receita”, com participações da apresentadora do Bake Off Brasil, Beca Milano, além das confeiteiras Márcia Maia e Janaina Barzanelli e da ex-participante do MasterChef Brasil, Haila Santuá.

A mudança tem exigido transformações intensas, como a troca de rótulos e tags das embalagens, atualizações no site e campanhas de lançamento de produtos. Um deles foi o chantilly na categoria standard, que rende até quatro vezes mais depois de batido, quando comparado com o chantilly artesanal. A Daus também vai lançar, em breve, creme de leite e calda molha bolo.

“Nosso planejamento foi muito bem pensado para que a transformação não ocorresse se forma abrupta. Percebemos que nossos clientes foram surpreendidos positivamente”, afirma Geraldo Magela Filho.

Apesar de o setor de foodservice ser um dos mais atingidos pela pandemia de Covid-19 e suas implicações, o executivo permanece otimista com relação aos próximos meses. “No começo [da pandemia] o foodservice sofreu bastante. Houve meses muito críticos e de adaptação, mas vemos uma retomada muito interessante. Percebemos que os consumidores e transformadores não deixaram de consumir produtos, mas houve uma migração quando se fala em onde e como eles consomem.”

Para ele, outro aprendizado da pandemia está relacionado ao atendimento. “A Covid-19 nos trouxe momentos de muita reflexão. Tivemos de pensar em como atender melhor ao cliente no conceito omnichannel, como nos adaptar para atender a esse consumidor da forma que ele quer.”

Por Aiana Freitas
Fotos: Divulgação