FoodBiz

As 7 principais tendências em alimentos e bebidas para 2021

Alimentos com um ar de nostalgia, que remetem a datas sazonais e menos doces. Essas são algumas das tendências apontadas no relatório Global Taste Trends 2021, elaborado pela Kerry. A empresa examinou como elas estão se manifestando em todo o mundo e ganhando vida por meio da inovação de produtos. O relatório mapeia os principais sabores na América do Norte, América Latina, Europa e região da Ásia-Pacífico, Oriente Médio e África, ressaltando como eles variam e viajam por essas regiões.

No Brasil e na região do Cone Sul os consumidores estão explorando sabores como habanero e guacamole, enquanto nos Estados Unidos eles estão procurando o creme irlandês, bem como o BBQ coreano. Os consumidores que anseiam por nostalgia no México procuram al pastor e tamarindo, enquanto na região Ásia-Pacífico sabores como lichia e manga verde trazem conforto.

“Os consumidores aventureiros estão procurando explorar diferentes opções, novos pratos exóticos, novos cheiros, novas experiências que lhes permitam viajar por meio de seus sentidos e conectar-se com outras regiões e culturas. Os sabores étnicos se aceleraram na América Latina e estamos começando a ver mais variedade em pimentas como habanero, arrabiata e morita chili, assim como na cozinha internacional e molhos como thai, mediterrâneo, teriyaki e chimichurri. A rotina diária de cozinhar em casa convida o consumidor a experimentar novos sabores que trazem emoção e gostos internacionais”, analisa a gerente de Marketing de Taste para a Kerry Latin America, Roberta Viglione.

O relatório também apresenta uma série de conceitos adaptados para inspirar grande inovação de produtos, tais como sorvete à base de plantas, nuggets de tempurá e chá gelado.

“A Global Taste Trends pode ser alavancada para criar conceitos inovadores que atendam às mudanças nas preferências dos consumidores. Estamos comprometidos em orientar nossos clientes em sua jornada para desenvolver a próxima geração de sabores que irão encantar, surpreender e entusiasmar os consumidores.”

As principais tendências que foram identificadas para o Brasil e Cone Sul (Argentina, Chile, Paraguai e Uruguai) foram as seguintes:

  1. Nostalgia
    Os consumidores estão em busca de alimentos e bebidas reconfortantes, sabores nostálgicos e clássicos que são familiares e desejáveis por toda a família. Essa tendência foi alimentada pela pandemia de Covid-19. Exemplos são: algodão doce, brigadeiro, brownie, cereja, cookie, churros, groselha e tutti-frutti;
  2. Sabores sazonais
    As pessoas passaram a esperar edições limitadas de seus produtos favoritos associadas à estação do ano ou datas comemorativas. Sabores populares, um passeio pelos sabores familiares preferidos ou novos sabores deixam os consumidores ansiosos. Apesar da pandemia, a excitação em torno de itens sazonais continua, e dá aos consumidores os meios para quebrar a monotonia. Exemplos: café mocha, cookies & cream, cravo da Índia, maçã com canela e panetone.
  3. Sabores tentadores
    Em um mercado consumidor cada vez mais social e digital, alimentos e bebidas visualmente impactantes deram origem a novos sabores, texturas e inovação de ingredientes. Exemplos dessa tendência são açaí, beterraba, clorofila, lemon pepper, pink lemonade, spirulina e piña colada.
  4. Exploração de sabores
    Com ou sem restrições impostas pela Covid-19, os consumidores continuam amando viajar por meio de suas papilas gustativas. Eles buscam culinárias autênticas e acessíveis de países, regiões e localidades distintas, sejam de origem local, sejam inspiradas internacionalmente. Exemplos: arrabiata, creme brulée, feijoada, guacamole, habanero, limão siciliano, merken, pisco sour e tiramisú.
  5. Sabores inovadores
    Sabores originais e desconhecidos despertam a curiosidade do consumidor a partir de sabores de fantasia, sabores misteriosos ou se familiarizando com sabores desconhecidos de extensões de produtos ou de edições limitadas. Exemplos: alho negro, cajá, ginger ale, lichia, moscow mule, romã, umbu e wasabi.
  6. Dulçor aceitável
    Os consumidores estão cada vez mais focados em gerenciar o consumo de açúcar – produtos que anunciam menos açúcar, dulçor reduzido e outras opções estão ganhando atenção. Caso de açúcar do coco, cacau, canela, mel e xilitol.
  7. Healthy halo
    Os consumidores estão interessados em ingredientes e sabores que proporcionam não apenas uma experiência de sabor agradável, mas também benefícios de saúde e funcionalidade. Este foco aumentou drasticamente durante a Covid-19, à medida que as pessoas recorrem a soluções que apoiam seus objetivos de saúde imediatos e de longo prazo.
    Alho, alho-poró, cardamomo, chá verde, cúrcuma, gengibre, guaraná, hortelã, laranja, limão, manjericão e rosa são exemplos.

Fotos: Divulgação