FoodBiz

Subway cria setor de novos produtos e agiliza inovação culinária

A rede Subway criou uma área dedicada à inovação, responsável por monitorar o mercado e desenvolver novos produtos para o menu da rede em constante evolução. O projeto teve início no Brasil e, diante dos bons resultados alcançados, foi expandido para as operações dos demais países da América Latina. Esse trabalho conta com a parceria e suporte da Galunion, consultoria especializada em foodservice, responsável por várias pesquisas e missões empresariais na área do Brasil e no exterior.

A área de inovação já desenvolveu mais de dez sanduíches e acompanhamentos para o menu da Subway. Muitos deles rapidamente se estabeleceram no grupo dos cinco produtos mais vendido da rede, contribuindo, assim, com o faturamento das unidades e com a atração e manutenção de consumidores.

Liderado pela diretora de Inovação da Subway, Fabiana Suiti, o trabalho na área começa com a pesquisa de tendências, desejos do consumidor e oferta no mercado. “Nos últimos anos, acompanhamos o fortalecimento de tendências, como opções veganas, comidas étnicas, sabores genuínos e uma grande demanda por novidades. Em nosso trabalho, buscamos identificar esses movimentos e fazer um paralelo com a identidade da Subway”, explica Júlio Camargo, diretor da Galunion e responsável pelo projeto.

Depois da pesquisa, passa-se então à criação da proposta culinária e ao desenvolvimento do produto em si. Há dois anos, a área identificou que nas praças de alimentação havia poucas opções atrativas de pratos veganos e que este público já via o Subway como uma boa opção por oferecer pães sem itens de origem animal e uma boa variedade de vegetais e outros ingredientes adequados. Pensando nisso, foi desenvolvido o Sub Veg, feito 100% com proteínas vegetais, mas que mimetiza um cheeseburguer salada com queijo cheddar cremoso. Em outra situação, houve a demanda pelo desenvolvimento de um novo acompanhamento para o qual foi criado a batata rosti, que viria a se tornar um dos principais acompanhamentos da casa.

Sessão sensorial Subway e Galunion

Outros projetos tiveram um desenvolvimento ainda mais elaborado. Em um estudo etnográfico com consumidores, foi identificada a demanda por uma opção de sanduíche com um sabor mais marcante de carne. Para esse projeto, foram desenvolvidas diversas opções de proteínas íntegras de carne bovina, glazes e molhos. Em um processo conjunto com os consumidores, a rede Subway criou o Sanduíche Carne Supreme, com pedaços suculentos de carne, molho especial e uma apresentação mais atrativa, que se tornou em muitas unidades um dos principais carros-chefes de vendas.

No ano seguinte, o desafio foi outro: desenvolver um sanduíche de frango que tivesse um sabor semelhante ao conhecido frango assado de rotisserie. Para este projeto, a Subway e a Galunion convidaram fornecedores para uma sessão sensorial, em que degustaram um legítimo frango assado. Um dos presentes retornou então com uma proposta de insumo que, após alguns ajustes, deu origem ao Sanduíche Frango Assado, que também teve grande aceitação. “Esses lançamentos ajudaram a agregar uma percepção de qualidade e inovação ao cardápio da Subway”, ressalta Júlio Camargo.

A novidade mais recente é a Explosão de Queijos, que reúne molho e queijos de três tipos (muçarela, Cream Cheese e cheddar) para dar aquele toque especial aos sanduíches. “Com o lançamento, vamos explorar a combinação de queijos e molhos em receitas clássicas da rede, gerando uma verdadeira explosão de sabores para o cliente. Buscamos nesse projeto otimizar os insumos existentes e bastante apreciados na casa, agilizando a implantação, sem deixar de oferecer algo realmente novo. Mesmo em um momento difícil como o atual, continuamos buscando trazer novidades no cardápio para agradar os consumidores. Nosso objetivo é fornecer comida de qualidade e rápida, que seja capaz de atender aos mais diversos paladares dos Sub Lovers, e os queijos, sem dúvida, são um hit”, afirma Gabriel Ferrari, diretor de Marketing da Subway no Brasil.

Vale ressaltar que a seleção dos ingredientes e fornecedores adequados, além da adaptação dos processos nas lojas, são fatores essenciais para uma transformação efetiva e para uma entrega final de qualidade, também fazendo parte do trabalho da área de inovação. Antes de chegar ao consumidor, as novas criações ainda passam por uma última etapa: o teste com o consumidor no restaurante, que ainda permite que sejam feitos alguns ajustes.

“O trabalho da Galunion para a Subway nessa área vai muito além do desenvolvimento culinário. Parte de uma questão de inteligência de mercado, arquitetura do produto, desenvolvimento completo, passando pela seleção e preparação dos fornecedores e identificação da percepção dos consumidores in loco. Trata-se de uma abordagem realmente estratégica de inovação que ajuda na superação de desafios e na geração de resultados”, conclui o diretor da Galunion. Esse processo foi expandido para os países da América Latina onde a Subway atua. Há replicação de projetos desenvolvidos no Brasil, mas podem ser feitas adaptações ou até criações específicas de acordo com a cultura local.

Imagem: Divulgação